conecte-se conosco


Várzea Grande

Escolas municipais comemoram conquistas do Funcional Kids 2018

Publicado

em

A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Professora Líbia da Costa Rondon” e EMEB “Gonçalo Domingos de Campos” CAIC foram às campeãs da segunda edição do Circuito Funcional Kids, realizado na manhã desta quarta-feira, 10, no miniestádio Basílio Tavares, no Ipase.

Segundo o Superintendente de Esporte da Secretaria de Educação, Jadir Pereira, cerca de 1200 alunos compareceram para torcer por suas equipes nesta segunda edição do Circuito Funcional Kids, que contou com a participação de 40 escolas e 12 equipes de cada categoria participantes das disputas da fase final. “Foi uma grande festa que culminou com a premiação dos vencedores. Todos os alunos participantes ganharam medalhas, como forma de valorização pela participação”, disse.

No evento houve espaço reservado para o miniparque de diversões. A Polícia Florestal esteve presente com uma exposição de animais silvestres empalhados despertando o interesse dos alunos pela causa ambiental.

A Banda Municipal sob a regência do maestro Ueliton dos Santos, participou ativamente do evento desde o início, apresentando números musicais nacionais, internacionais e regionais, garantindo a animação do público.

Conforme a apuração dos tempos de cada equipe, a classificação geral apontou a equipe da EMEB “Gonçalo de Campos” do bairro Jardim Alá a primeira colocação na Categoria B (alunos nascidos entre 2010 a 2013) com o tempo de 2 minutos, 27 segundos e 80 centésimos; em segundo lugar ficou com a equipe da EMEB “José Estejo de Campos” com o tempo de 2 minutos, 41 segundos e 92 centésimos; e o terceiro lugar ficou para a equipe da EMEB “Elias Domingos” com o tempo de 2 minutos, 43 segundos e 91 centésimos.

Na categoria A (alunos nascidos entre 2006 a 2009) o primeiro lugar ficou com a equipe da EMEB “Professora Líbia da Costa Rondon” que pontuou 2 minutos, 11 segundos e 57 centésimos; o segundo lugar ficou com a EMEB “Paulo Freire”, com o tempo de 2 minutos, 22 segundos e 29 centésimos, seguida pela equipe da EMEB “Gonçalo Domingos de Campos”, terceira colocada nesta categoria com o tempo de 2 minutos, 24 segundos e 74 centésimos.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o Circuito Funcional Kids, é uma inovação implantada no ano passado nas escolas da Rede Pública de Várzea Grande, desenvolvido pelos técnicos da Superintendência, com o objetivo de oferecer atividades lúdicas e competitivas aos alunos, propiciando benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que, além da aprendizagem de movimentos, são destacados princípios do treinamento funcional como: trabalho e integração das diferentes capacidades físicas – coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbia, velocidade e agilidade – desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como transferência do movimento, que nada mais é do que aplicabilidade dos movimentos aprendidos em atividades do dia a dia.

“ São atividades que despertam no aluno o senso crítico e competitivo. O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que as práticas de interação torna o aluno mais atento, e abre perspectivas de competitividade. O mundo é competitivo, e os alunos com estas práticas aprendem no dia a dia, que eles podem interagir e vencer, além de enfrentar desafios. É o “aprender a conhecer”, o que significa ser capaz de “estabelecer pontes – entre os diferentes saberes, entre estes saberes e seus significados para nossa vida cotidiana, entre estes saberes e significados e nossas capacidades interiores”, disse o secretário citando trechos do documento PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Ação integrada prende traficante com drogas, armas e munições no Parque Paiaguás

Publicado

em

Um traficante flagrado com drogas, armas e munições foi preso em flagrante, na manhã de domingo (17.02), em uma ação integrada da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), da Polícia Judiciária Civil, e Guarda Municipal de VG.Conhecido por atuar com o comércio de drogas na região, Augusto Cezar Pereira do Nascimento, 20, usava sua companheira, menor de idade e gestante, para transportar o entorpecente e não levantar suspeitas da Polícia.

Ele foi atuado pelos crimes de  tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido e corrupção de menores.

As diligências iniciaram após a equipe da Derf-VG receber informações sobre uma residência, cujo morador receptava produtos de crimes em troca de droga. Diante da denúncia, os policiais da Derf solicitaram apoio da Guarda Municipal para diligenciar até o endereço no bairro Parque Paiaguás II, onde o traficante foi abordado. Questionado, ele negou as acusações, autorizando a entrada das equipes na casa.

Dentro do imóvel, foram apreendidas 37 porções e outros 05 tabletes de maconha, espalhadas em diferentes pontos da casa, mais de R$ 160 em dinheiro, balanças de precisão, materiais para embalar entorpecente, além de um revólver calibre 38 escondido em um compartimento feito no colchão da cama e quarenta e sete munições.

Com ajuda do cão farejador da Guarda Municipal de Várzea Grande, foi localizado enterrado no quintal da casa, um galão com forte odor de maconha, porém vazio. A adolescente, de 17 anos, grávida também estava na residência.

Após o flagrante, Augusto assumiu que atuava no comércio ilícito. Ele afirmou que guardava a droga no referido galão, usava a arma de fogo para cobrar dívidas de usuários e para se defender de possíveis desafetos.

Em seguida, o suspeito foi levado à Derf-VG, interrogado e preso pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido e corrupção de menores.

De acordo com a delegada, Elaine Fernandes da Silva, a integração com a Guarda Municipal nesta ação foi fundamental até em razão da atuação de cães adestrados para o faro de drogas.

“Os cães são uma ferramenta de suma importância para garantir a segurança, celeridade e efetividade do trabalho policial. A Derf-VG agradece e parabeniza a iniciativa da Guarda Municipal que está agregando valores nas ações de segurança pública, com o emprego de cães treinados”, destacou Elaine Fernandes.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana