conecte-se conosco


Cuiabá

Em poucos dias, 35 escolas voltam às atividades em todo o Estado; no total 361 estão em aula

Publicado

em

Aumenta o número de escolas estaduais de Mato Grosso que retornam às aulas tanto de forma integral como parcial. Cidades como Tangará da Serra (a 239 quilômetros a médio-norte), que conta com 20 escolas, e Sorriso (a 420 quilômetros ao norte) com oito unidades escolares, estão com apenas uma unidade parada em cada município.

Em todo o Estado, são 361 escolas em atividade, incluindo as parciais, nas quais um turno ao menos está em funcionamento. Em General Carneiro (442 quilômetros a leste da Capital) as sete escolas estão funcionando na totalidade. A Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda, voltou às atividades nesta segunda-feira (10.06). As outras seis escolas não aderiram à paralisação.

Segundo o diretor Tárcio Pereira Resende, nesta segunda-feira os profissionais da educação, da área administrativa e de apoio voltaram a trabalhar nomalmente. “Nesta terça-feira (11.06) os alunos voltam para estudar. Já estamos agilizando a reposição de aula e, para isso, já entramos em contato com a assessoria pedagógica”, frisou.

Tárcio Resende explicou que os professores fizeram uma assembleia na escola para decidir pela volta, pois a unidade escolar depende de alunos e também do transporte escolar para funcionar. “Foi uma decisão correta dos nossos profissionais da educação”, assegurou.

Na EE Pindorama, localizada no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul da Capital), o retorno das aulas ocorreu antes. Na quarta-feira (05), os profissionais da educação fizeram uma assembleia na própria escola e optaram pelo retorno às aulas.

“Com a decisão de voltar às aulas, no dia seguinte, quinta-feira (06) tivemos a presença dos alunos com o reinício das atividades. Desde o início da paralisação, foi firmado o acordo de fazer uma assembleia e que a decisão da maioria valeria.  Como a maior parte dos profissionais da educação não queria continuar o movimento de paralisação, então, voltamos ao trabalho”, explica a secretária escolar Samira Mendes.

Mais escolas retornam

Em menos de uma semana, de 25 unidades, o número aumentou para 35 as escolas que funcionam ao menos em um turno em todo o Estado. Da última quarta-feira (05.06) até esta segunda-feira (10.06), mais seis escolas voltaram às atividades. Destas seis, três são de Campo Verde (a 131 quilômetros ao sul de Cuiabá): EE Jupiara, EE Ulisses Guimarães, EE Waldemon Moraes Coelho. A estas, somam-se as EE Alfredo José da Silva (Barra do Bugres – a 168 quilômetros ao médio-norte), EE Maria Miranda Araújo (Colniza – a 1065 quilômetros a noroeste) e EE Luiz Carlos Ceconello (Lucas do Rio Verde – 354 quilômetros ao norte).

Tangará

Em Tangará da Serra, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Antônio Casagrande também retornou às atividades. Com isso, nenhuma das quatro escolas estaduais do município estão paralisadas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura convoca 240 aprovados no seletivo do HMC para iniciar trabalho

Publicado

em

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) inicia, na próxima segunda-feira (19), as primeiras convocações do processo seletivo promovido pela Prefeitura de Cuiabá para a contratação do quadro de profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho.

Os chamamentos para as 1.247 vagas tidas como imediatas, bem como os 600 cadastros de reserva ocorrerão de forma gradual – respeitando as etapas inauguradas da unidade hospitalar. Sendo que nesta primeira fase, em conformidade com o anexo I do Edital nº 01/2019/ECSP, 240 aprovados já deverão iniciar as atividades em 01 de setembro.

Os que constarem nessa primeira lista deverão se apresentar no setor de Recursos Humanos (RH) do HMC para a entrega dos documentos (originais e cópias conforme exigido no edital), com vistas na admissão/contratação. A entrega será subdividida em dois blocos. Dessa forma, dos 240 – 181 deles (dentre os quais, 40 enfermeiros assistenciais e 141 técnicos de enfermagem) deverão se dirigir ao RH com as documentações nos dias 19 a 21/08 das 7h às 12h.

Já os demais 59 aprovados da lista deverão se dirigir ao setor nos dias 22 e 23/08, das 7h às 12h. Após esta primeira convocação, os candidatos poderão conferir os editais de convocação pelo site www.selecon.org.br.

De acordo com o diretor geral da ECSP, Alexandre Beloto as convocações estão seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos e divulgados no Edital nº 01/2019/ECSP na homologação do resultado final, publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) no dia 13/08 e na Portaria N°. 41/2019/ECSP publicada no Diário Oficial/TCE nesta sexta-feira (16).

“Estamos seguindo criteriosamente o edital do seletivo HMC, bem como todas as portarias que estão sendo publicadas no TCE, conforme determinou o prefeito Emanuel Pinheiro. Além disso, estamos publicizando as publicações pelos sites da Selecon e da Prefeitura. Tudo isso para que os aprovados tenham as informações necessárias de quando deverão se dirigir ao HMC para a entrega de documentos, bem como de quando serão nomeados para inícios dos trabalhos”, explicou o diretor.

SELETIVO

O seletivo irá atender, excepcional e temporariamente, o exercício das funções com exigência em níveis médio, médio técnico, superior e superior com especialização e terá validade de oito meses – podendo ser prorrogado conforme prerrogativas legais da Prefeitura e órgãos de controle por igual período. Os novos servidores receberão entre R$ 1.127,39 e R$ 5.522,02 mensais. Além dos salários iniciais, os aprovados ainda terão acréscimos como insalubridade, auxílio alimentação, dentre outros inerentes ao regime jurídico dos contratos temporários com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

CONFIRA LISTA DOS 240 CONVOCADOS PARA ESTA FASE:

15/08/2019 – Clique aqui e acesse a 1ª Convocação para contratação

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana