conecte-se conosco


Política MT

Educadores em greve iniciam protestos da semana acorrentados na sede do governo de MT

Publicado

em

Cerca de 20 profissionais da Educação da rede estadual de Mato Grosso, em greve desde 27 de maio, amanheceram nesta segunda-feira (22.07) acorrentados em frente do Palácio Paiaguás, sede do governo estadual. O objetivo foi dar um ultimato ao governador Mauro Mendes que cortou dois meses de salário e se mantém intransigente em negociar com a categoria o cumprimento da Lei 510/2013.

O direito conquistado pelos/as trabalhadores/as da educação em 2013 faz a correção do poder de compra dos salários historicamente achatados. Na época recebia o menor salário, nível médio, pago pelo executivo. A Lei 510 faz a correção anual dos valores, até 2023, e com isso conquista a equiparação salarial com as demais carreiras do executivo. “Não aceitaremos o calote”, reafirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira.

A greve entra na 9ª semana e se intensificam os protestos em todo o estado. Por deliberação em Assembleia Geral, os educadores realizam pedágios e ações para arrecadar recursos para comprar cestas básicas para os/as grevistas, que se mantêm firmes na luta pelo direito, e estão sem conseguir comprar mantimentos básicos.

Na manhã desta segunda (22) outro grupo de profissionais realizam brechó da solidariedade e pedágio, na região central de Várzea Grande. Na oportunidade anunciavam pelo microfone do carro de som, o motivo de estarem no meio do canteiro central, da avenida Filinto Muller, realizando o bazar. “A truculência do governo Mauro Mendes, ao cortar salários, por estarmos reivindicando direitos, nos faz vir as ruas pedir a colaboração da população”, esclarecia o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares.

Para esta semana (22 a 26.07), os profissionais esperam avançar nas negociações com a mediação feita pelo Ministério Público de Mato Grosso. Na última sexta-feira (18.07), os dirigentes foram chamados pelo promotor Miguel Slhessarenko, da 8ª vara de Justiça da Cidadania de Cuiabá, para esclarecer os motivos da permanência da greve na rede estadual.

Na oportunidade foram destaque o impasse criado pelo governo, equívocos financeiros justificados pela gestão estadual, e a intransigência em aceitar até mesmo a proposta da Assembleia Legislativa, fechando possibilidades para o fim da greve. O promotor se comprometeu a estudar uma proposta para ser apreciada pela partes, até amanhã, 23.07 (terça-feira).
Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Max Russi cumpre agenda no Araguaia e é homenageado em Torixoréu

Publicado

em

O deputado Max Russi (PSB) esteve em Paredão Grande, distrito de General Carneiro, no último sábado (17), onde participou da inauguração da Praça Marly Rodrigues Barbosa, entregue com recursos próprios da prefeitura àquela comunidade. Já no domingo, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa prestigiou o projeto Araguaia Cidadão, que ofereceu serviços de cidadania gratuitos a população de Torixoréu. Durante a solenidade, o parlamentar foi homenageado com uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores.

“O deputado Max Russi tem sido um companheiro muito presente nosso. Sempre eu digo que política não é coisa para preguiçoso e o deputado, em nossos momentos mais difíceis, esteve conosco. Ele não mede esforços para estar aqui. Hoje é um domingo, dia de ele estar com a família, mas ele está aqui. Então, deputado, o senhor é nosso amigo, nosso irmão e te agradecemos de coração”, agradeceu a prefeito de Torixoréu, Inês Coelho.

Antes mesmo de seguir para os compromissos naquela região, Russi participou de encontros na baixada cuiabana, sendo o primeiro deles em Santo Antônio do Leverger e o segundo em Jangada.

“Temos nossos compromissos com os pequenos municípios e precisamos estar juntos, ouvindo as demandas e encaminhando”, assegurou.

Paredão Grande

O deputado Max Russi foi recebido pelo prefeito Marcelo Aquino, secretários e vereadores em Paredão Grande, distrito de General Carneiro. Durante a solenidade de inauguração da Praça Marly Rodrigues Barbosa, o chefe do Executivo Municipal destacou a atuação do parlamentar, em parceria com a atual administração em trabalhos conjuntos, contemplando as áreas de Saúde, Infraestrutura e Social.

“Eu fico até emocionado em ter o Max hoje aqui, com a gente, nessa grande conquista. Max Russi tem sido muito presente conosco, já destinou emendas e fez articulações, que nos permitiram trazer asfalto e comprar as nossas vans, para o transporte de pacientes, entre outros benefícios para nossa cidade. Tem sido um grande parceiro”, ressaltou.

Araguaia Cidadão atende mais de 2 mil pessoas

O Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso segue o cronograma de atividade do Araguaia Cidadão, que no último domingo (18) levou prestação de serviços de justiça à população de Torixoréu e atendeu mais de 2 mil pessoas.

O deputado Max Russi também esteve presente e, junto ao coordenador estadual do programa, juiz José Antônio Bezerra Filho, participou da solenidade de casamento comunitário, onde 10 casais puderam selar os compromissos patrimoniais.

“Essa união de forças, prefeitura, câmara e justiça é o que tem gerado políticas públicas efetivas É bom estar aqui e participar dessa grande festa da cidadania. Contemplamos assim um trabalho diferenciado e quem mais ganha com isso é a população, que mais necessita”, analisou.

Conforme a organização serão 10 dias percorrendo 1.300 quilômetros para atender em média de 45 mil cidadãos, ofertando serviços de expedição e regularização de documentos, resolução de conflitos, distribuição de unidades de roupas, mantas e outros 3.500 pares de sapatos, orientação jurídica, declaração de hipossuficiência (pobreza), doação de livros, roupas e calçados; confecção de segunda via de identidade, confecção de carteira de trabalho, cabeleireiro, distribuição de mudas frutíferas e nativas da região, consultas oftalmológicas, entrega gratuita de armação de lente, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), resolução de questões tributárias, casamento comunitário, palestras sobre violência doméstica e familiar voltada para crianças.

José Carlos Marques Pereira Júnior

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana