conecte-se conosco


Várzea Grande

Educação divulga Calendário Escolar com datas de matrículas para ano letivo de 2019

Publicado

em

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande divulgou o Calendário Escolar referente ao ano letivo de 2019. As deliberações que regulamentam os procedimentos do Calendário estão contidas na Portaria número 129/2018 da Educação, publicada no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de MT, considerando as disposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Plano Municipal de Educação.

De acordo com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, o Calendário Escolar, do ano de 2019 deverá ter no mínimo 200 dias letivos, com carga horária mínima de 800 horas, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental, respeitando a especificidade de cada etapa, modalidade de ensino e carga horária estabelecida na matriz curricular. “Desta forma, o ano letivo de 2019 se iniciará no dia 11 de fevereiro e vai até o dia 13 de dezembro quando se encerrarão as atividades escolares nas unidades”, informou.

O período de matrícula para o ano letivo de 2019 ficou estabelecido da seguinte forma: Do dia 10 a 14 de dezembro de 2018, as escolas estarão atendendo os pais e responsáveis para a modalidade da Renovação de Matrícula para os alunos que já estão frequentando as unidades.

O período de matrícula para novos alunos nas unidades escolares de Várzea Grande ficou estabelecido do dia 7 ao dia 11 de janeiro de 2019. Além dos novos alunos, neste período poderão se matricular os alunos desistentes ou aqueles que não fizeram a renovação da matrícula no período previsto da Portaria.

O secretário Silvio Fidelis informou que de 4 a 8 de fevereiro, a Secretaria vai realizar a já tradicional Semana Pedagógica, reunindo todas as equipes gestoras e profissionais da Educação Básica que atuam no ambiente escolar para a promoção de Encontros Pedagógicos temáticos, reuniões de orientação, palestras, debates e organização para o início dos trabalhos referentes ao ano letivo. “Esses encontros são muito válidos para repassarmos informações, promover a interação dos profissionais, estimulando a troca de experiências e a valorização da vivência do profissional em sala de aula, tendo a excelência como meta para o aprendizado do aluno”, pontuou.

Por: Fred Nogueira

Várzea Grande

Polícia prende suspeito de esfaquear vítima e largar ao lado de Pronto Socorro de VG

Publicado

em

A Polícia Judiciária Civil esclareceu a autoria de um homicídio ocorrido no dia 31 de março de 2019, em Várzea Grande. A vítima Otaniel Monteiro dos Santos, 38 anos, foi deixada com perfurações de arma branca, em uma lanchonete ao lado do Pronto Socorro do município, local onde foi à óbito na noite do mesmo dia.

O suspeito foi identificado pelo nome de Willian dos Santos Castro, 37 anos, Ele teve a prisão temporária (30 dias) representada nas investigações da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) e cumprida na quinta-feira (18), na zona rural do município de Poconé, onde também responde por outro homicídio, em que uma pessoa morreu enforcada.

Testemunhas ouvidas no inquérito policial contaram que a vítima foi largada por desconhecidos na porta do estabelecimento, com muito sangramento. Quatro populares carregaram a vítima em um carrinho de mão, emprestado de uma obra vizinha, até o PSM-VG.

Na investigação, os policiais apuraram que a vítima foi deixada no local (lanchonete) por uma motocicleta, que após largá-la sangrando na calçada tomou rumo ignorado. Outras testemunhas também viram a vítima sendo largada no local e informaram que ela estava na garupa da motocicleta, muito debilitada e sem capacete, que logo saiu em alta velocidade, impossibilitando anotar a placa.

Foi apurado que o suspeito, Willian, residia com a vítima em uma das quitinetes no bairro Jardim Icaraí, em Várzea Grande.

Conforme o delegado Caio Fernando Álvares de Albuquerque, o homicídio foi praticado por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. “Demonstra haver indícios suficiente de autoria em face do suspeito. Era pessoa conhecida por todos que se encontravam no local”, disse.

O delegado acrescentou que a prisão temporária será representada pela conversão em prisão preventiva, por o suspeito ser réu confesso e reconhecido por testemunhas como autor das facadas.

Fonte: Assessoria |PJC-MT

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana