conecte-se conosco


Várzea Grande

Educação divulga Calendário Escolar com datas de matrículas para ano letivo de 2019

Publicado

em

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande divulgou o Calendário Escolar referente ao ano letivo de 2019. As deliberações que regulamentam os procedimentos do Calendário estão contidas na Portaria número 129/2018 da Educação, publicada no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de MT, considerando as disposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Plano Municipal de Educação.

De acordo com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, o Calendário Escolar, do ano de 2019 deverá ter no mínimo 200 dias letivos, com carga horária mínima de 800 horas, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental, respeitando a especificidade de cada etapa, modalidade de ensino e carga horária estabelecida na matriz curricular. “Desta forma, o ano letivo de 2019 se iniciará no dia 11 de fevereiro e vai até o dia 13 de dezembro quando se encerrarão as atividades escolares nas unidades”, informou.

O período de matrícula para o ano letivo de 2019 ficou estabelecido da seguinte forma: Do dia 10 a 14 de dezembro de 2018, as escolas estarão atendendo os pais e responsáveis para a modalidade da Renovação de Matrícula para os alunos que já estão frequentando as unidades.

O período de matrícula para novos alunos nas unidades escolares de Várzea Grande ficou estabelecido do dia 7 ao dia 11 de janeiro de 2019. Além dos novos alunos, neste período poderão se matricular os alunos desistentes ou aqueles que não fizeram a renovação da matrícula no período previsto da Portaria.

O secretário Silvio Fidelis informou que de 4 a 8 de fevereiro, a Secretaria vai realizar a já tradicional Semana Pedagógica, reunindo todas as equipes gestoras e profissionais da Educação Básica que atuam no ambiente escolar para a promoção de Encontros Pedagógicos temáticos, reuniões de orientação, palestras, debates e organização para o início dos trabalhos referentes ao ano letivo. “Esses encontros são muito válidos para repassarmos informações, promover a interação dos profissionais, estimulando a troca de experiências e a valorização da vivência do profissional em sala de aula, tendo a excelência como meta para o aprendizado do aluno”, pontuou.

Por: Fred Nogueira

Várzea Grande

Ação integrada prende traficante com drogas, armas e munições no Parque Paiaguás

Publicado

em

Um traficante flagrado com drogas, armas e munições foi preso em flagrante, na manhã de domingo (17.02), em uma ação integrada da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), da Polícia Judiciária Civil, e Guarda Municipal de VG.Conhecido por atuar com o comércio de drogas na região, Augusto Cezar Pereira do Nascimento, 20, usava sua companheira, menor de idade e gestante, para transportar o entorpecente e não levantar suspeitas da Polícia.

Ele foi atuado pelos crimes de  tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido e corrupção de menores.

As diligências iniciaram após a equipe da Derf-VG receber informações sobre uma residência, cujo morador receptava produtos de crimes em troca de droga. Diante da denúncia, os policiais da Derf solicitaram apoio da Guarda Municipal para diligenciar até o endereço no bairro Parque Paiaguás II, onde o traficante foi abordado. Questionado, ele negou as acusações, autorizando a entrada das equipes na casa.

Dentro do imóvel, foram apreendidas 37 porções e outros 05 tabletes de maconha, espalhadas em diferentes pontos da casa, mais de R$ 160 em dinheiro, balanças de precisão, materiais para embalar entorpecente, além de um revólver calibre 38 escondido em um compartimento feito no colchão da cama e quarenta e sete munições.

Com ajuda do cão farejador da Guarda Municipal de Várzea Grande, foi localizado enterrado no quintal da casa, um galão com forte odor de maconha, porém vazio. A adolescente, de 17 anos, grávida também estava na residência.

Após o flagrante, Augusto assumiu que atuava no comércio ilícito. Ele afirmou que guardava a droga no referido galão, usava a arma de fogo para cobrar dívidas de usuários e para se defender de possíveis desafetos.

Em seguida, o suspeito foi levado à Derf-VG, interrogado e preso pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e munições de uso permitido e corrupção de menores.

De acordo com a delegada, Elaine Fernandes da Silva, a integração com a Guarda Municipal nesta ação foi fundamental até em razão da atuação de cães adestrados para o faro de drogas.

“Os cães são uma ferramenta de suma importância para garantir a segurança, celeridade e efetividade do trabalho policial. A Derf-VG agradece e parabeniza a iniciativa da Guarda Municipal que está agregando valores nas ações de segurança pública, com o emprego de cães treinados”, destacou Elaine Fernandes.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana