conecte-se conosco


Cultura

Edital para utilização do Cine Teatro é lançado

Publicado

em

A Associação Cultural Cena Onze abriu edital de chamamento público para seleção de propostas de utilização do Cine Teatro Cuiabá no período de 22 de janeiro a 22 de dezembro de 2019.

O Cine Teatro Cuiabá é um dos equipamentos culturais de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. Desde 2016, o espaço é gerenciado pela Associação Cultural Cena Onze por meio de um termo de colaboração com a Secretaria.

As propostas podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos e devem ser enviadas exclusivamente ao e-mail pautacineteatrocuiaba@gmail.com, até às 23h59 do dia 10 de dezembro deste ano.

No projeto de utilização do equipamento cultural, o proponente deverá indicar cronograma de execução, ficha técnica do espetáculo, currículo dos profissionais envolvidos, dentre outros itens especificados no edital de chamamento público.

O resultado preliminar da seleção será publicado no site cineteatrocuiaba.org.br até o dia 17 de dezembro de 2018 e o resultado final até o dia 14 de janeiro de 2019, no mesmo site.

Com 1.182 m2 de área construída e capacidade para 510 pessoas no teatro principal, o equipamento poderá ser utilizado nas modalidades fomento e sustentabilidade. A primeira prevê o uso por artistas, produtores e profissionais da cultura em atuação no Estado. Já na pauta sustentabilidade, o Cine Teatro poderá ser usado por outras iniciativas, incluindo eventos corporativos e institucionais que possam trazer receita para a manutenção do espaço.

Cada uma das modalidades corresponde a 40% da capacidade anual de utilização. O restante (20%) será usado em pautas institucionais do Governo do Estado e da instituição gestora do Cine Teatro.

Para mais informações e acesso ao edital completo CLIQUE AQUI

O Cine Teatro Cuiabá

Inaugurado em 23 de maio de 1942, em área central da capital, na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do antigo Grande Hotel, o prédio já oportunizou grandes espetáculos cinematográficos e cênicos até fins da década de 60. Também já foi sede do Banco Bemat, cedido para a Fundação Cultural de Mato Grosso.

O termo de colaboração firmado entre Secretaria de Estado de Cultura e Associação Cultural Cena Onze prevê que o Cine Teatro Cuiabá seja usado como polo de formação e polo de difusão. O polo de formação é atendido por meio do MT Escola de Teatro com cursos de graduação e extensão em artes cênicas.  O polo de difusão, por sua vez, é responsável pela curadoria, gerenciamento e divulgação de toda a pauta de programação cultural do equipamento cultural.

 

Por  Cida Rodrigues – Assessoria SEC/MT

Cultura

Galeria Lava Pés recebe nova exposição coletiva que segue em cartaz até outubro

Publicado

em

Com obras de Vitória Basaia, Gonçalo Arruda, Junne Fontenelle, Marcelo Velasco e Miguel Penha, a exposição coletiva Sen[s]ação está em cartaz na Galeria Lava Pés, de segunda-feira à sexta-feira, sempre das 08h às 18h, com entrada franca e livre para todas as idades.

Entre pinturas, esculturas e instalações, os cinco artistas exibem seus trabalhos mais recentes, organizados num projeto de expografia que promete mexer com as sensações do público. A nova exposição da Galeria Lava Pés tem curadoria de Marcelo Velasco e segue em cartaz até o dia 15 de outubro.

“Sensação é um termo bastante utilizado por vários filósofos que tratam da arte. Nesta exposição trazemos uma reunião de cinco artistas que têm produções díspares. E como combinar trabalhos tão diferentes? Na galeria, todas juntas e organizadas, as obras se relacionam. Assim, queremos proporcionar para cada visitante uma sensação diferente. Nosso objetivo é provocar. A provocação, além de gerar sensações, leva a ações. O jogo de palavras, ‘Sen-ação’, vai gerar a reflexão. A arte serve para isso, para dar essa cutucada nas pessoas”, explica Marcelo Velasco.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, a Temporada 2019 da Galeria de Arte Lava Pés está sendo das mais produtivas. Até agora já foram duas exposições coletivas, que juntas reuniram mais de uma dezena de artistas de Mato Grosso, além de uma exposição internacional.

“A Galeria Lava Pés foi reinaugurada em fevereiro deste ano e já está na sua terceira exposição. Hoje, estamos em festa porque reunimos o que temos de melhor para apresentar para a comunidade. Este é um espaço aberto à comunidade e todos ganham com isso, os apreciadores da cultura, da arte, produtores, artistas e população. É a cultura a disposição de todos”, ressalta Kardec.

Na nova exposição, vale destacar a presença de Vitória Basaia, uma das mais inquietas e festejadas artistas de Mato Grosso. Quando indagada sobre o significado de sua obra, a artista, que trabalha com material reciclado, responde sem titubear.

“Ocupar os museus é obrigação do artista. Espero que seja sempre com qualidade, com uma boa curadoria e uma boa montagem. Já a leitura da obra de arte é função do espectador. Não adianta eu trazer definições. Trabalho com material de reciclagem, misturado com fogo e terra, é o que eu posso dizer. Já o significado, está no olhar de quem a recebe”, conclui Basaia.

Serviço

Tema: Exposição Sen[s]ação em cartaz

Quando: De segunda-feira à sexta-feira, em cartaz até dia 15 de outubro

Horário: sempre das 8h às 18h

Onde: A Galeria de Artes Lava Pés está localizada no piso térreo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés) nº 510, bairro Duque de Caxias, em Cuiabá

Informações: (65) 3613-0232

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana