conecte-se conosco


Cultura

Edital para utilização do Cine Teatro é lançado

Publicado

em

A Associação Cultural Cena Onze abriu edital de chamamento público para seleção de propostas de utilização do Cine Teatro Cuiabá no período de 22 de janeiro a 22 de dezembro de 2019.

O Cine Teatro Cuiabá é um dos equipamentos culturais de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. Desde 2016, o espaço é gerenciado pela Associação Cultural Cena Onze por meio de um termo de colaboração com a Secretaria.

As propostas podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos e devem ser enviadas exclusivamente ao e-mail pautacineteatrocuiaba@gmail.com, até às 23h59 do dia 10 de dezembro deste ano.

No projeto de utilização do equipamento cultural, o proponente deverá indicar cronograma de execução, ficha técnica do espetáculo, currículo dos profissionais envolvidos, dentre outros itens especificados no edital de chamamento público.

O resultado preliminar da seleção será publicado no site cineteatrocuiaba.org.br até o dia 17 de dezembro de 2018 e o resultado final até o dia 14 de janeiro de 2019, no mesmo site.

Com 1.182 m2 de área construída e capacidade para 510 pessoas no teatro principal, o equipamento poderá ser utilizado nas modalidades fomento e sustentabilidade. A primeira prevê o uso por artistas, produtores e profissionais da cultura em atuação no Estado. Já na pauta sustentabilidade, o Cine Teatro poderá ser usado por outras iniciativas, incluindo eventos corporativos e institucionais que possam trazer receita para a manutenção do espaço.

Cada uma das modalidades corresponde a 40% da capacidade anual de utilização. O restante (20%) será usado em pautas institucionais do Governo do Estado e da instituição gestora do Cine Teatro.

Para mais informações e acesso ao edital completo CLIQUE AQUI

O Cine Teatro Cuiabá

Inaugurado em 23 de maio de 1942, em área central da capital, na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do antigo Grande Hotel, o prédio já oportunizou grandes espetáculos cinematográficos e cênicos até fins da década de 60. Também já foi sede do Banco Bemat, cedido para a Fundação Cultural de Mato Grosso.

O termo de colaboração firmado entre Secretaria de Estado de Cultura e Associação Cultural Cena Onze prevê que o Cine Teatro Cuiabá seja usado como polo de formação e polo de difusão. O polo de formação é atendido por meio do MT Escola de Teatro com cursos de graduação e extensão em artes cênicas.  O polo de difusão, por sua vez, é responsável pela curadoria, gerenciamento e divulgação de toda a pauta de programação cultural do equipamento cultural.

 

Por  Cida Rodrigues – Assessoria SEC/MT

Comentários Facebook

Cultura

Na Índia, cuiabanos conquistam prêmio com curta metragem

Publicado

em

Valorizando a arte em suas mais variadas manifestações, a Prefeitura de Cuiabá celebra o “Orgulho Cuiabano” junto aos atores Thiago Mourão e Eduardo Butakka a conquista internacional com o curta “Quem é Vanessa?” que venceu o prêmio Golden Fox Award no título de “Melhor filme para web e novas mídias”, desbancando 150 filmes entre 70 países no festival Calcutta International Cult Film, na Índia.

Em primeira mão, a dupla já adiantou que pretende continuar com a história do curta, em uma versão multimídia misturando teatro com cinema, para o público cuiabano.

“Cada vez que temos a oportunidade de representar nossa cidade pelo mundo, é como se uma parte da classe artística em todas as esferas pudessem atingir esse espaço de reconhecimento e de abertura para novas oportunidades. É muito bom, representar a cidade, o país, fazendo aquilo que a gente gosta de forma livre e independente mesmo em momento tão difícil como esse que estamos passando no campo político”, disse o ator Thiago Mourão.

A história é baseada em abordagens modernas e atemporais de um casal, que relata a dificuldade de manter um relacionamento pela falta de comunicação entre as pessoas. O filme tem a duração de um minuto e 18 segundos.

“Na nossa categoria houve várias finalistas de diferentes lugares do mundo e umas das nossas surpresas foi ver a reação do público que curtiu muito o nosso trabalho”, ressaltou o ator Eduardo Butakka

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a representatividade dos cuiabanos no festival nos motiva a investir nos talentos e acreditar que Cuiabá tem um potencial grandioso para a ser explorado.

“Me orgulho muito a arte vinda da cuiabania, porque é a arte da minha terra. Como gestor da Capital, me alegra muito ver jovens como Eduardo Butakka, Thiago Mourão e muitos outros que são dedicados em seus objetivos, mas principalmente que lutam para conquistar um espaço nesse meio tão concorrido. Meus parabéns para os premiados e continuarei torcendo para que muitos prêmios ainda sejam conquistados!” reforçou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: ANDRESSA SALES

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana