conecte-se conosco


Cultura

Edital para utilização do Cine Teatro é lançado

Publicado

em

A Associação Cultural Cena Onze abriu edital de chamamento público para seleção de propostas de utilização do Cine Teatro Cuiabá no período de 22 de janeiro a 22 de dezembro de 2019.

O Cine Teatro Cuiabá é um dos equipamentos culturais de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. Desde 2016, o espaço é gerenciado pela Associação Cultural Cena Onze por meio de um termo de colaboração com a Secretaria.

As propostas podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos e devem ser enviadas exclusivamente ao e-mail pautacineteatrocuiaba@gmail.com, até às 23h59 do dia 10 de dezembro deste ano.

No projeto de utilização do equipamento cultural, o proponente deverá indicar cronograma de execução, ficha técnica do espetáculo, currículo dos profissionais envolvidos, dentre outros itens especificados no edital de chamamento público.

O resultado preliminar da seleção será publicado no site cineteatrocuiaba.org.br até o dia 17 de dezembro de 2018 e o resultado final até o dia 14 de janeiro de 2019, no mesmo site.

Com 1.182 m2 de área construída e capacidade para 510 pessoas no teatro principal, o equipamento poderá ser utilizado nas modalidades fomento e sustentabilidade. A primeira prevê o uso por artistas, produtores e profissionais da cultura em atuação no Estado. Já na pauta sustentabilidade, o Cine Teatro poderá ser usado por outras iniciativas, incluindo eventos corporativos e institucionais que possam trazer receita para a manutenção do espaço.

Cada uma das modalidades corresponde a 40% da capacidade anual de utilização. O restante (20%) será usado em pautas institucionais do Governo do Estado e da instituição gestora do Cine Teatro.

Para mais informações e acesso ao edital completo CLIQUE AQUI

O Cine Teatro Cuiabá

Inaugurado em 23 de maio de 1942, em área central da capital, na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do antigo Grande Hotel, o prédio já oportunizou grandes espetáculos cinematográficos e cênicos até fins da década de 60. Também já foi sede do Banco Bemat, cedido para a Fundação Cultural de Mato Grosso.

O termo de colaboração firmado entre Secretaria de Estado de Cultura e Associação Cultural Cena Onze prevê que o Cine Teatro Cuiabá seja usado como polo de formação e polo de difusão. O polo de formação é atendido por meio do MT Escola de Teatro com cursos de graduação e extensão em artes cênicas.  O polo de difusão, por sua vez, é responsável pela curadoria, gerenciamento e divulgação de toda a pauta de programação cultural do equipamento cultural.

 

Por  Cida Rodrigues – Assessoria SEC/MT

Comentários Facebook

Cultura

Parque Das Águas recebe “Tangueiros In Concert” em show gratuito de tango

Publicado

em

Drama, paixão e sensualidade se misturam à trilha sonora do Parque das Águas no sábado (17). Na data, o trio Tangueiros in Concert apresenta um repertório refinado de tangos, que inclui desde os clássicos de salão até milongas e romanza. Ao longo show, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, ganham destaque as composições do Maestro Astor Piazzolla, com as inovações do jazz.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, esta é uma maneira de democratizar o acesso a diferentes manifestações culturais. “Além de ser um ritmo reconhecido mundialmente, o estilo é diferente do que escutamos rotineiramente e tem tudo a ver com o clima contemplativo do parque”, diz.

Mesclando intensidade a elementos sonoros tipicamente latinos, o ritmo envolve os ouvintes e reúne apaixonados pelos quatro cantos do mundo. Sua origem deu-se na região do Rio da Prata, entre as cidades de Buenos Aires e Montevidéu. O tango é considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em Cuiabá, o show do Tangueiros In Concert fará um percurso pelos tangos mais conhecidos no Brasil, interpretando obras de Carlos Gardel até a grande revolução, liderada pelo já mencionado Astor Piazzolla.

O trio é composto pelo Regente e Pianista Pedro Henrique Calhao que será acompanhado pelos argentinos Martin Lima, no bandoneon e Facundo Estefanell Rochon, no contrabaixo acústico. Todos os artistas são profissionais com formação musical em instituições reconhecidas no Brasil e no exterior.

No domingo (18), eles se apresentam no Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos custam R$40 para as inteiras e R$ 20 para meias e podem ser adquiridos por meio do site www.ingressosmt.com.br. De acordo com os artistas, às 18h haverá uma sessão beneficente para o Movimento Sacerdotal Mariano da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, e às 20h sessão especial.

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana