conecte-se conosco


Cultura

Concerto em homenagem à Cuiabá arrecadará alimentos no Zulmira Canavarros

Publicado

em

Uma homenagem aos 300 de Cuiabá arrecadará alimentos para a população carente na sexta-feira (15), no teatro Zulmira Canavarros, localizado na Assembleia Legislativa (AL/MT). A apresentação, que começa às 20H, é uma iniciativa do Instituto Fernando Pereira, por meio de sua Camerata de Concerto. Para ver a exibição, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis.

Participações especiais do coral municipal da Capital, sob a regência de Carlos Taubaté, e da Orquestra Jovem de Nova Mutum, sob a regência de Edmar Nascimento, prometem emocionar o público. Os destaques do repertório, que será executado em dez apresentações, vão para peças como Mourão, por Guerra Peixe; Concertino 1972, por Ernest Mahle; Suíte São Paulo, de Gustav Holst; Romaria, por Renato Teixeira; Pout Pourri Cuiabano; Ai que saúde d’oce; Caçador de Mim; Casa de Bem Bem; A Lua e Eu Sou de Cuiabá.

Segundo o violinista e mestre em Música pela Academia Nacional da Bulgária, Fernando Pereira, a Camerata é o produto de excelência dos trabalhos de formação musical em cordas friccionadas do instituto que leva seu nome. “A Camerata é a celebração da música de concerto mato-grossense. Nasce da sua cultura regional, no diálogo entre o tradicional europeu e a espontaneidade mato-grossense”.

Produtor executivo de um projeto que levará a Camerata a fazer 11 apresentações em Cuiabá e quatro no interior só este ano, Guilherme Chaves destaca que desde 2015 a Camerata vem apresentando espetáculos e oficinas musicais em MT. “Assim, vem popularizando repertórios, formando plateias e capacitando artistas para a cadeia produtiva na música da região da baixada cuiabana e entorno, tornando o Instituto responsável pela formação dos maiores artistas nas cordas de arco no estado”.

Pereira ressalta que o projeto foca sempre na alta performance instrumental, dirigida ao mercado de orquestras e solistas. “A Camerata de Concerto possui uma programação que desde a sua fundação destaca-se por ser uma alternativa cultural, e local, de democratização da música. Com temáticas tais quais Sonata, Rapsódia, Serenatas e Paisagem Sonora, leva ao grande público conceitos da música tradicional de concerto ao universo do comum, sendo assim, ferramenta de acesso à arte de forma entretida e despretensiosa”.

Serviço

O que: Camerata de Concerto – Homenagem aos 300 anos de Cuiabá

Onde: Teatro Zulmira Canavarros, Assembleia Legislativa (AL).

Quando: sexta (15), às 20H.

Entrada: Dois quilos de alimentos não perecíveis.

Contato: Guilherme Chaves, (65) 99640-7713.

Rodrigo Maciel Meloni

Jornalista

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cultura

Governador e primeira-dama recebem festeiros da Bandeira do Divino

Publicado

em

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes receberam na, tarde desta quinta-feira (21.03), a visita do imperador e da imperatriz da Festa do Senhor Divino Espirito Santo de 2019.

Os festeiros também estavam acompanhados do cura da Catedral Metropolitana, Padre Edimilto Santos, e aproveitaram o ensejo para convidar o governador e a primeira-dama para participar da programação da festa, que este ano comemora 190 anos de tradição.

“É sempre um prazer participar da Festa do Divino. Acompanho há muito tempo essa importante manifestação cultural e religiosa e estive presente muitas vezes na condição de prefeito de Cuiabá, como cidadão e como cristão”, destacou o governador.

A primeira-dama Virginia Mendes, que já foi a imperatriz da festa no ano de 2015, ressaltou que este ano a festa ganha ainda mais notoriedade com as comemorações dos 300 anos de Cuiabá.

“Um marco importante, são três séculos de história e cada um de nós carrega muito orgulho de ser cuiabano, de ser mato-grossense. Eu tenho um carinho muito especial e quando fui imperatriz vivi momentos especiais de demonstração de fé do povo cuiabano”, disse Virginia.

Programação

Na reunião, os festeiros do Divino apresentaram ao governador e à primeira-dama o calendário das festividades e confirmaram a data do já tradicional “chá com bolo”, que será realizado na antiga Casa dos Governadores, no Centro da Capital, no dia 27 de maio.

A Festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império. O tradicional festejo ocorre todos os anos em Cuiabá, 50 dias após a Páscoa.

Este ano a imperatriz da festa é a empresária Marilene Maggi Scheffer e o imperador o ex-prefeito de Cuiabá e ex-senador da República, Rodrigues Palma.

 

Fonte: SECOM-MT – Protásio de Morais

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana