conecte-se conosco


Cuiabá

Comissão é criada para resgatar a Santa Casa

Publicado

em

Gustavo Duarte

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho recebeu na tarde desta sexta-feira (08), uma comissão do movimento “Santa Casa de Portas Abertas” para discutir a situação do hospital, que está passando por grandes dificuldades financeiras.

Participaram da reunião, além do secretário e assessores técnicos da SMS, os diretores da Santa Casa, comissão de funcionários da Santa Casa, representantes do Conselho Municipal de Saúde, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e os vereadores Toninho de Souza, Luís Cláudio, Clebio Borges, o deputado estadual Paulo Araújo e o ex-deputado federal Victório Galli, entre outros.

O resultado da reunião foi a criação de uma comissão com representantes da direção da Santa Casa, dos funcionários, da Câmara Municipal e da Prefeitura que já nesta segunda-feira vai começar a trabalhar para construir uma proposta sobre o que precisa ser feito para reabrir as portas da Santa Casa e apresentar para o prefeito Emanuel Pinheiro em um prazo máximo de 10 dias. A Bancada Federal também vai trabalhar em Brasília para trazer recursos para a unidade hospitalar, que poderão ser aplicados em custeio, compra de medicamentos, pagamento de salários e todas as despesas. “A dívida da Santa Casa é monstruosa. Só com o repasse normal não é possível resolver a situação, é preciso ajuda de todos os lados”, disse o vereador Toninho de Souza, idealizador do movimento “Santa Casa de Portas Abertas”.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, essa comissão será de extrema importância. “Avançamos muito no sentido de chegarmos em alguns pontos em comum, pois precisamos fazer alguma coisa para salvar a Santa Casa. Mas esse salvamento não vem apenas do município de Cuiabá. A Prefeitura já tem feito seu dever de casa constantemente. O problema não está no município de Cuiabá, é preciso deixar isso claro para toda a população. O problema é de gestão interna da Santa Casa, que a diretoria ficou de enfrentar para valer. Resolvendo o problema da gestão interna, nós estamos prontos para poder ajudar, repactuar e fazer o que for necessário para tirar a Santa Casa dessa triste realidade”, .

Fonte:ROBERTA PENHA -Assessoria

Cuiabá

‘Mutirão de Raio-x’ da Prefeitura de Cuiabá recebe mais de 300 pessoas neste sábado

Publicado

em

Assessoria SMS

Os ‘Mutirões de Consultas e Exames Especializados’, organizados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem garantindo celeridade, respeito e humanização às pessoas que aguardam por procedimentos na fila da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

Exemplo de sucesso desses avanços proporcionados pela gestão Emanuel Pinheiro, está o ‘1º Mutirão de Raio-X’ de tórax e coluna. A ação, que está sendo realizada desde o último sábado (09) pela SMS em parceria com o Hospital Universitário Julio Müller, tinha como programação inicial, atender 300 pessoas, subdivididas em três sábados. Entretanto, já contemplou 450 pessoas, pois 300 delas buscaram o Mutirão apenas na manhã deste sábado (16).

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Lileine Silva, o montante era o esperado para os três sábados de mutirão, mas devido a procura, toda a demanda espontânea que buscou o ‘Mutirão de Raio-X’ neste sábado serão atendidos no decorrer dessas duas semanas.

“Começamos o Mutirão de Raio-X no passado e, às 10h30 já havíamos atendido todos os pacientes do período da manhã. Depois disso, gentilmente  a equipe do Júlio Müller nos propôs convocar mais pacientes da fila para comparecer. Foi esse precedente que trouxe essas 300 pessoas hoje e fez com que a ação superasse nossas expectativas. Lembrando que nesta ação especificamente, só atenderemos as demandas espontâneas que já estão na fila pelo procedimento. Ou seja, as pessoas que estão aguardando pelo procedimento em nossa fila que não receberam a ligação da Central, mas querem vir podem procurar o ambulatório de enfermagem aqui do hospital que iremos atendê-los”, frisou.

De acordo com o Gerente de Atenção em Saúde do Hospital Universitário Julio Müller, Cassiano Falleiros receber os pacientes do Mutirão foi uma satisfação para todos que compõem a equipe da unidade hospitalar.  “Trata se de uma parceria com a SMS de extrema importância para atender às demandas do SUS uma vez que o Hospital é 100% público e mais uma vez contribui para os atendimentos de quem depende exclusivamente dos serviços públicos em Cuiabá. Esperamos que haja novas propostas como estas, pois o HUJM está disposto a obter novas parcerias e novas iniciativas como estas junto à SMS. Afinal quem  ganha é o povo e o SUS”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana