conecte-se conosco



Esportes

Chegam ao fim etapas regionais classificatórias dos Jogos Escolares da Juventude

Publicado

em

Após envolver todos os municípios das 10 regiões esportivas de Mato Grosso, chegaram ao fim nesta quarta-feira (10.07) as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude. A região esportiva nordeste foi a última a ter suas escolas disputando, em Porto Alegre do Norte, as vagas para as etapas estaduais. De 05 a 10 de julho, 14 escolas representaram os municípios de Alto Boa Vista, Confresa, Porto Alegre do Norte, Novo Santo Antônio, São Felix do Araguaia e Vila Rica.

Os relatórios finais com resultados da competição em todas as regiões esportivas, com classificação por modalidade, gênero e categoria, pode ser acessado AQUI.

“Conseguimos efetivar a etapa regional no calendário de jogos neste ano. E isso é uma grande conquista nesta gestão, pois a etapa dá a possibilidade de todos os municípios participarem da competição. O resultado do evento foi muito bom, o nível técnico das equipes pôde ser aperfeiçoado, com aprendizado e respeito entre os estudantes, fora que contribuiu para o impulsionamento do esporte educacional”, celebra o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec.

As fases regionais da competição reuniram, de maio a julho deste ano, cerca de sete mil alunos-atletas de 300 instituições de ensino públicas e privadas de 119 municípios mato-grossenses. Atualmente, o evento é considerado a maior competição escolar do Estado.

O público presente nas 10 etapas regionais também confirmou a importância do esporte educacional para a população mato-grossense. Aproximadamente 100 mil pessoas prestigiaram as aberturas oficiais e as partidas que prosseguiam durante a semana em diferentes locais de competição, demonstrando o reconhecimento popular aos Jogos Escolares da Juventude.

Foto por: Kácio Henrique – Prefeitura de Nova Mutum

Em todos os municípios-sede, a abertura dos Jogos contou sempre com arquibancadas lotadas e grande envolvimento de público. As cerimônias de abertura oficial trouxeram espetáculos à parte, combinando a entrada das delegações, apresentações artísticas-culturais e acendimento da tocha que simbolizava o início da competição escolar.

“A população foi muito receptiva e incentivou o esporte educacional por todas as cidades por onde a competição passou. Esperamos que o público também marque presença e faça parte do espetáculo na fase estadual que começa já na próxima semana”, finaliza o secretário Allan Kardec.

Apresentação cultural na abertura em Pontes e Lacerda – Foto por: Ahmad Jarrah – Secel/MT

Programação etapa estadual

A partir da próxima semana, as escolas vencedoras de cada região começam a disputar as vagas para as etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De 16 a 22 de julho, o município de Sorriso receberá a competição estadual da categoria B, que engloba estudantes de 12 a 14 anos. De 28 de julho a 03 de agosto, será a vez de Água Boa sediar as disputas estaduais da categoria A, de 15 a 17 anos. Nessa nova etapa, os esportes individuais também passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande, de 19 a 24 de setembro.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Definidos primeiros campeões estaduais dos Jogos Escolares em Mato Grosso

Publicado

em

Terminou nesta segunda-feira (22.07), em Sorriso, a primeira etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), a competição reuniu quase mil alunos-atletas da categoria B, de 12 a 14 anos, e definiu os representantes do Estado nas etapas nacionais deste ano.

De 16 a 22 de julho, 92 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas de privadas de 63 municípios mato-grossenses disputaram os títulos do maior evento esportivo escolar do Estado.

Durante a entrega da premiação, o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, agradeceu o apoio oferecido pela gestão municipal de Sorriso para a realização dessa fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude.

“Foram Jogos que superaram todas as nossas expectativas. O município de Sorriso recebeu a todos muito bem, pudemos contar com o envolvimento de toda a cidade, fazendo da competição um sucesso. Nossa equipe da Secel tem muito a agradecer a todas as Secretarias da gestão municipal, especialmente a de Esportes, e ao Governo do Estado por entenderem o alcance dessa ação”.

As partidas finais foram realizadas na manhã de segunda-feira (22), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Flor do Cerrado e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB.

Futsal

A partida final do futsal masculino foi entre as escolas estaduais Dez de Dezembro, de Pedra Preta, e André Antônio Maggi, de Ipiranga do Norte. Por 4 a 2, a equipe de Pedra Preta foi a campeã. Já no futsal feminino, quem levou o título foi Primavera do Leste, representada pelo Centro de Ensino Aquarela – que venceu a Escola Nova Dinâmica, de Sorriso.

Vôlei

O título no vôlei masculino foi conquistado pela equipe do Centro Educacional Maria Auxiliadora, de Cuiabá, que enfrentou nas finais a Escola Estadual Cleufa Hubner, de Sinop. A capital também conquistou o título feminino, desta vez com o Colégio Isaac Newton que disputou as finais contra o Centro Municipal de Ensino José Nodari, de Tangará da Serra.

Handebol

A escola estadual 13 de maio, de Sorriso, levou o ouro no handebol masculino ao vencer a Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde. No feminino, a escola de Sorriso também disputou o título, mas não conseguiu repetir o ouro ao perder as finais para o Colégio Mãe da Divina Providência, de Primavera do Leste.

Basquete

No masculino, a equipe da Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, venceu o colégio Isaac Newton, de Cuiabá, por 42 a 20 . As escolas estaduais 13 de maio, de Sorriso, e Antônio Grohs, de Água Boa, disputaram o título feminino, com a equipe do município-sede vencendo por 21 a 18 pontos.

Próximas fases

De 28 de julho a 03 de agosto, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a etapa estadual em Água Boa. No fim de setembro, os esportes individuais passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande.

As etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal e será realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas/TO.

Em novembro, Blumenau, em Santa Catarina, recebe a etapa final nacional, com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais.

Confira lista completa das escolas campeãs em Mato Grosso, na categoria B (12 a 14 anos):

Modalidade Escola Município
Futsal Feminino Centro de Ensino Aquarela Primavera do Leste
Futsal Masculino E.E Dez de Dezembro Pedra Preta
Vôlei Feminino Colégio Isaac Newton Cuiabá
Vôlei Masculino C.E Maria Auxiliadora Cuiabá
Handebol Feminino Colégio Mãe da Divina Providência Primavera do Leste
Handebol Masculino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Feminino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Masculino Escola Interativa Coopema Barra do Garças

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana