conecte-se conosco


Eventos

Centro de Educação Infantil encerra projeto de “Trânsito Seguro” na Semana da Criança

Publicado

em

Fotos: Ricardo Manciolli

 

 

             Uma aula prática encerrou nesta terça (9), no ginásio de esportes Arnaldo Martins, em Barra do Garças, o projeto “Trânsito Seguro”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Elza Rodrigues da Silva em parceria com a Polícia Militar. O evento marcou também as comemorações da Semana da Criança com a distribuição de lanches e momentos de lazer às 126 crianças matriculadas na unidade escolar.

O projeto “Trânsito Seguro” foi lançado no início do atual bimestre com o objetivo de orientar as crianças de 4 a 5 anos com aulas práticas e teóricas ministradas pelo sargento PM Fernandes e a cabo PM Paula; fabricação de brinquedos educativos artesanais (carros) e um passeio ciclístico na orla do ginásio. O evento desta terça teve o acompanhamento de monitores e pais de alunos.

Segundo a diretora do CMEI, professora Estela Mares Cunha Silva, o projeto é o complemento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado em 2017 pelo centro e Polícia Militar com a finalidade de prevenir as crianças contra as drogas e agora noções básicas de trânsito.

“Firmamos essa nova parceria para desenvolver esse novo projeto e com o auxílio dos pais, aproveitamos também para comemorar a Semana da Criança com a distribuição de algodão doce, pipoca, refrigerante, instalação de um pula-pula e a realização da aula prática com a utilização de réplicas de automóveis construídos pelas próprias crianças”, disse a diretora do centro, professora Estela Mares Cunha Silva.

Para o sargento PM Fernandes, instrutor das aulas práticas e teóricas do projeto, a iniciativa é louvável a partir do momento que começa a despertar nas crianças o interesse por um trânsito seguro, humano e, além disso, inserir na mente dos alunos o respeito às leis de trânsito para torná-los motoristas conscientes.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Ciopaer premia crianças vencedoras de concurso com sobrevoo

Publicado

em

Seis alunas da Escola Estadual Ana Maria do Couto, no CPA 2, participaram na manhã de quinta-feira (18.10) de atividade especial. Vencedoras do concurso de redação sobre segurança pública na escola em que estudam, elas puderam apreciar Cuiabá e Várzea Grande de cima, em sobrevoos realizados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A premiação, um sobrevoo de aproximadamente 15 minutos, faz parte das ações do projeto Bairro Integrado, que leva as forças da Segurança Pública para dentro das escolas em atividades educativas.

Ana Júlia de Sena Barbosa tem 10 anos e cursa o 5º ano do Ensino Fundamental. Ela fez um poema sobre a violência e como combate-la e ficou em primeiro lugar entre os textos inscritos. “Nunca tinha andado nem de avião. É muita adrenalina, nem sei o que foi melhor, porque gostei de tudo. Lá de cima as coisas aqui embaixo parecem de brinquedo, é tudo muito pequeno. Fiquei com medo, mas foi muito bom. Minha mãe ficou muito feliz e orgulhosa por eu ter ganhado esse prêmio”.

Diretora da E.E. Ana Maria do Couto, Maria Cristina Domingues Barros afirma que essa é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o trabalho da segurança pública. “É uma atividade diferenciada e as crianças puderam conhecer o outro lado do trabalho da segurança, porque geralmente só veem os policiais em momentos terríveis. Além de ter uma visão que essa é uma opção de carreira, os alunos tiveram um incentivo para o estudo e que é através dele que podem chegar a algum lugar na vida”.

Um dos objetivos do projeto Bairro Integrado é promover a aproximação dos estudantes e das comunidades com as forças da Segurança Pública, além de apresentar o trabalho realizado durante o ano. “Queremos mostrar para as crianças a função e a atuação das forças de segurança e também apresentar essas possibilidades de carreira, que são várias”, afirma o gerente da Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente-coronel PM Josadaque Valdevino Teixeira.

 

Por Thalyta Amaral | Sesp-MT

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana