conecte-se conosco


Cuiabá

“Casa de Bem Bem” sofre novo desabamento

Publicado

em

Nota Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional encaminhada ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso atesta a existência de um novo desabamento do anexo da Casa de Bem Bem, que não suportou a ação das chuvas contínuas que têm atingido Cuiabá. A 17ª Promotoria de Justiça de Cuiabá requisitou informações do município sobre as medidas de urgência que estão sendo adotadas para a proteção do casarão.

Segundo o IPHAN, a situação física do imóvel está se deteriorando com o passar dos dias em função de sua exposição às intempéries e também devido a não execução de medidas emergenciais de proteção. No Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual, foi estabelecido o prazo de 30 dias para o município elaborar projeto com medidas emergenciais para evitar a ocorrência de novos danos. O prazo expirou em 22 de novembro.

Entre as ações que deveriam ser iniciadas em até 60 dias após assinatura do TAC,  estão a retirada de todo o material acumulado no interior do imóvel, drenagem do solo, escoramento das portas e janelas, recuperação e proteção da nascente localizada no terreno do bem tombado, mitigação e contenção dos processos erosivos existentes no local.

Deverá ainda o Município,  no prazo máximo de 90 dias,   realizar os ensaios geotécnicos para análise do solo e material para posterior definição da metodologia que será utilizada para a reconstituição das paredes do casarão. “As reconstruções deverão ser feitas na mesma tipologia construtiva, taipa e ou adobe, com utilização de materiais remanescentes das paredes, com reaproveitamento das esquadrias. Se eventualmente impossibilitada a utilização das peças originais, as modificações necessárias à reconstrução não deverão constituir falso histórico”, ressaltou o promotor de Justiça, Gerson Barbosa.

“O que preocupa o Ministério Público e o IPHAN, no entanto, é a ineficiência do poder público municipal, que se mostra incapaz de adotar  efetivas medidas emergenciais para salvar o patrimônio histórico”, acrescentou o promotor de Justiça

Além dos cuidados com a reconstrução do patrimônio histórico, o MPMT também enfatizou no acordo que o município deverá adotar todas as medidas necessárias para garantir a preservação da nascente localizada no terreno do casarão. Se necessário, até mesmo o projeto de restauração deverá ser alterado, já que a descoberta da nascente ocorreu recentemente.

Como forma de compensação pelos danos reversíveis e irreversíveis ambientais causados com o desabamento da Casa de Bem Bem, no centro de Cuiabá, o município deverá executar, no prazo de seis meses, projeto de requalificação do “Beco do Candeeiro”.

 

por CLÊNIA GORETH

Comentários Facebook

Cuiabá

Abertura da segunda edição do Natal Iluminado será neste domingo

Publicado

em

Foto por Luiz Alves

Prefeitura de Cuiabá realizou neste fim de semana o teste de toda aparelhagem da projeção mapeada que será apresentada no Natal Iluminado. O procedimento foi efetuado com o intuito de identificar possíveis inconsistências no sistema de reprodução e fazer as correções necessárias em tempo hábil, garantindo ao público uma experiência totalmente única e inesquecível. A abertura da segunda edição da celebração natalina acontece neste domingo (16), às 19h, na Praça Alencastro.

Além do funcionamento mecânico, a equipe técnica analisou também fatores determinantes para uma boa exposição do show de imagens tridimensionais, como enquadramento e luminosidade do ambiente. Trazida pela primeira vez para a Capital em 2017, a projeção mapeada proporcionou um grande espetáculo ao público, promovendo um verdadeiro cinema a céu aberto. Neste ano, a tecnologia traz como novidade uma apresentação que une toda a magia específica da data com a característica alegria do personagem Mickey Mouse.

“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre nos orienta a ofertar ao cidadão aquilo que a Prefeitura tem de melhor. Portanto, não basta apenas trazer toda essa tecnologia para nossa cidade. Precisamos garantir que durante as apresentação ela estará em pleno funcionamento, assegurando que o público desfrute desse momento em sua totalidade. A realização desses teste servem exatamente para isso. Por meio dele, fazemos pequenos ensaios e corrigimos aquilo que precisar, sem prejudicar o espetáculo”, explica o secretário municipal de Inovação e Comunicação. 

O Natal Iluminado acontece de 16 a 23 de dezembro, na Praça Alencastro, e sua programação conta ainda com a tradicional Casa do Papai Noel, presépio decorado, presépio vivo - encenado pela companhia de teatro Cena Onze, uma praça de alimentação - formada por Food Trucks e uma vasta variedade de comidas, além de um túnel de luz criado na Rua Pedro Celestino. No encerramento será realizada, às 19h, uma missa campal, na qual a celebração religiosa será transferida da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá para a Praça Alencastro. 

A inserção do Mickey Mouse na projeção mapeada é feita com o objetivo de oferecer um momento de lazer e recreação ao cidadão e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem ao desenho criado por Walt Disney, que completou 90 anos de história em 2018 e, assim como no resto do mundo, também marcou e continua presente na infância de milhares de cuiabanos. Utilizando como tela as paredes da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, o show de imagens em 3D terá duração de 30 minutos e acontecerá todos os dias, às 20h30 e 21h.

O alvará do Corpo de Bombeiros foi expedido sem ressalva, o que demonstra a preocupação da Prefeitura de Cuiabá com a segurança da população.
Fonte: Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana