conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara de Cuiabá debate a importância do Dia da Consciência Negra

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Cuiabá realizará Audiência Pública para comemorar e debater a importância do Dia da Consciência Negra. O evento solicitado pelo vereador Delegado Marcos Veloso (PV) acontecerá no plenário do Legislativo Municipal, na segunda-feira (12), com início às 9 horas.

Entre os palestrantes convidados estão o professor Rinaldo Almeida, ex-presidente do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) e ex-vereador; a professora e ativista Antonieta Luísa Costa, membro do Fórum Nacional de Mulheres Negras e presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE).

O evento contará ainda com as palestras do ex-vereador Aurélio Augusto, autor da cartilha “Negro: por uma questão de consciência”; e da ex-vice-prefeita da Cuiabá, professora Jacy Proença, militante ativa de causas ligadas às questões do negro dentro da sociedade.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

“Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. Dessa forma, ao propormos esta Audiência Pública, temos também por finalidade discutir o envolvimento do negro na sociedade, seus anseios e aspirações, suas contribuições ao processo de desenvolvimento de nossa sociedade, assim enaltecendo e debatendo a importantíssima presença da raça no desenvolvimento nacional”, ressaltou Marcos Veloso.

 

SUGESTÃO DE PAUTA
Audiência Pública ao Dia da Consciência Negra
Data: 12 de novembro (segunda-feira)
Horário: início às 9 horas
Local: Câmara de Vereadores de Cuiabá

Contato:
Bruno Garcia: (65) 99908-9777

Cuiabá

Operação prende seis por conduzirem veículos embriagados

Publicado

em

A 9ª edição da Operação Lei Seca realizou 115 testes de alcoolemia neste domingo (24.03), que resultaram na prisão de seis pessoas por conduzirem veículo sob efeito de álcool. A blitz ocorreu na Rodovia MT-040, Km 05, no Bairro Altos do Parque, em Cuiabá, entre 16h e 18h.

Foram lavrados 66 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo 23 por motivos diversos; 14 por dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa, conforme Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); três por recusa de fazer o teste, conforme Art. 165-A; e 26 por condução de veículo sem registro e licenciamento (Art. 230-V).

Durante esta edição, também foram recolhidos 13 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 20 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs), além da remoção de 33 veículos, sendo 23 carros e 10 motos.

As operações Lei Seca são coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e contam com a atuação da Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran); Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Desta vez, também participaram o 9º Batalhão e a Força Tática do Comando Regional 1 da PM; e a Gerência de Operações Especiais (GOE) da PJC.

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana