conecte-se conosco


Interior

Câmara de Cáceres aprova 3 leis em benefício dos autistas

Publicado

em

Na sessão ordinária do dia 03.12, data em que se comemora o dia Mundial da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Cáceres, 220 Km de Cuiabá, aprova 3 projetos do vereador Cézare Pastorello – SD, em benefício das pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.
“Não são apenas as pessoas com algum tipo de deficiência, sensorial, motora ou cognitiva, que necessitam de atenção especial. São, principalmente, as famílias. Isso porque o amor familiar faz com que toda uma família mude seus hábitos, modo de viver e até projetos por conta de um membro que necessite de cuidados especiais. No caso do autismo, essa dificuldade é ainda agigantada pelo desconhecimento da população em geral. Pais de crianças autistas sofrem em filas de espera e ainda têm seus filhos chamados de malcriados ou mal-educados. Então, devemos trabalhar a garantia de direitos e conscientização sobre a TEA”, afirma o vereador Cézare Pastorello, autor dos projetos.
“Só quem tem um autista na família sabe o tamanho do sofrimento. E o que mais dói é o desconhecimento das pessoas, que não sabem identificar uma criança autista. Parabéns vereador pelo projeto, tenho um neto autista e sei o quanto isso pode beneficiar as famílias,” desabafa a vereadora Elza Basto-PSD.
Os projetos foram aprovados por unanimidade, sendo um que garante o atendimento prioritário para autistas e seus acompanhantes, devidamente identificado com o símbolo mundial do TEA, outro que inclui no calendário oficial de atividades do Município o Dia do Orgulho Autista (02/04) e ainda a inclusão do dia e da semana da conscientização sobre o TEA, data estabelecida pela ONU para a realização de ações de integração e diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista.
“Depois da lei 12.764/2012, alguns direitos dos portadores de TEA ficaram garantidos pela lei federal. Mas, é nos municípios que se realiza a atenção básica, a educação e o efetivo cumprimento dessas garantias de direitos. Então, as datas aprovadas não são meras “comemorações”, mas, a certeza de que o assunto passará anualmente pela pauta da administração municipal. O portador de TEA é pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, e a maioria das famílias não conhece os benefícios que pode buscar. Como agentes públicos, nosso dever é também garantir esse acesso!”, finaliza o vereador Pastorello.
Redação

Interior

Ponte precária impede 200 alunos de irem à escola em Barra do Bugres (MT)

Publicado

em

Duzentos alunos de uma escola municipal que fica na área rural de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, estão sem podem ir à escola. O motivo é a situação da ponte de madeira que está quase caindo as tábuas estão soltas, um risco enorme para os estudantes. Os pais estão preocupados com essa situação.

Um vídeo gravado com celular no início da semana mostra o motorista do escolar avaliando as condições da ponte. As crianças tiveram de atravessar a pé para diminuir o peso do ônibus. As poucas tábuas estão soltas, prestes a cair.

A ponte fica na zona rural de Barra do Bugres, interior de Mato Grosso.

As aulas na escola São Benedito começaram no dia 12 de fevereiro, mas apenas dois dias depois, no dia 14, as aulas foram suspensas por causa da situação da ponte.

Por conta disso, aproximadamente 200 alunos estão fora da sala de aula.

Essa não é a primeira vez que as aulas são suspensas por falta de estrutura no transporte dos alunos.

Em nota, a Secretaria de Obras de Barra Do Bugres informou que foi firmado um convênio entre a Prefeitura de Barra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a contratação de uma empresa para recuperar algumas estradas da cidade.

Por G1

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana