conecte-se conosco


Várzea Grande

Booster amplia abastecimento de água para 30 mil pessoas na região do Chapéu do Sol

Publicado

em

Cerca de 30 mil moradores dos bairros José Carlos Guimarães, Jacarandá, Jequitibá, Solares do Tarumã, Chapéu do Sol, Boa Esperança, Nova Ipê e Manaíra, localidade esta que está em crescimento, conhecida como Região do Chapéu do Sol, são beneficiados pela bomba de recalque (booster), instalada há 4 meses, o que melhorou consideravelmente  o abastecimento de água da localidade. O equipamento está instalado na avenida Mário Andreazza,  e é responsável pela pressão que faz a água chegar as áreas mais altas.

Conforme o diretor-presidente do DAE, Ricardo Azevedo Araújo, o booster diminuiu o tempo de abastecimento e aumentou a vazão de água que era de 3 metros de coluna d’água (MCA) para 30. “A força da água que hoje é responsável por subir 3 metros, tem força para subir 30 metros de altura”, explica. Segundo ainda Ricardo, a obra fez parte do planejamento da Prefeitura de Várzea Grande e do Departamento de Água e Esgoto para que água chegue às residências dos várzea-grandenses com mais eficiência e menor tempo. A instalação do equipamento foi entregue nas comemorações do aniversário de Várzea Grande, em 15 de maio.

A estação pressurizadora, conhecida como booster, já melhorou o abastecimento de água, é responsável por variar a vazão conforme a demanda necessária durante 24 horas, se ajustando ao consumo deste período, criando assim em média 20% de economia diária com energia elétrica e água.

O presidente do DAE/VG , Ricardo Azevedo informou ainda  que, como as ruas eram abastecidas por um reservatório distante dos bairros  – a água terminava antes de chegar até as caixas d’água. Durante o dia, quando o consumo é maior, a situação era mais crítica. Apenas no período da noite, quando há pouca demanda, havia água suficiente para chegar à região.

“Com a instalação da nova bomba, o abastecimento passou a ser realizado diariamente, porém intercalado entre os bairros. O alerta para que os usuários fiquem atentos a possíveis vazamentos, em virtude do aumento de pressão na rede de água. A bomba de recalque foi instalada, para solucionar em definitivo este problema da região. Os campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) também são beneficiados”, explicou o diretor.

“Espero, muito em breve, que Várzea Grande tenha a qualidade plena da prestação de serviço de saneamento básico melhorada e  a distribuição e abastecimento de água.Com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC- avançando, estaremos prontos para colocar   este  serviço com 100%  de sua prestação com qualidade à população.Sem dúvida, era uma obra que vinha sendo aguardada pelas famílias que vivem nessa região e sofriam com o abastecimento irregular. Depois que essa unidade foi instalada houve a regularidade. Trabalhamos para  melhorar cada vez mais”, diz  a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

“Os investimentos estão acontecendo em todas as regiões na expansão da Rede de Distribuição de Água. Todo o esforço é no sentido de tornar Várzea Grande uma cidade melhor e com mais qualidade de vida, pois garantir asfalto, habitação, água e esgoto significa melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e permitir a valorização da cidade como um todo”, finalizou Ricardo Azevedo.

Por: Da Redação – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Lucimar anuncia pagamento de salário cumprimento de vantagens e 13º em caixa

Publicado

em

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, após reunião com a equipe econômica anunciou o pagamento do salário de setembro dos servidores públicos para essa sexta-feira, 28, assegurando o cumprimento não apenas das obrigações, enquanto gestora pública, mas também de outras vantagens concedidas ao funcionalismo.

Na oportunidade a prefeita lembrou que já se encontra em caixa os valores necessários para quitar o 13º salário do funcionalismo público de Várzea Grande, o que ajudará a fomentar ainda mais o comércio e a indústria de Mato Grosso em tempos de crise econômica.

Com uma folha da ordem de R$ 27 milhões/mês entre Prefeitura Municipal, Previdência de Várzea Grande – Previvag e Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG, a regularidade no pagamento dos salários dos servidores que em alguns momentos do ano, chegam a ser antecipados, diante da melhor capacidade financeira do Tesouro Municipal, é apontada pelo comércio e indústria da segunda maior cidade de Mato Grosso, como um estimulo.

Reunida com os secretários da área econômica, Lucinéia dos Santos Ribeiro, de Administração, Pablo Augusto Pereira que responde interinamente pela Secretaria de Governo, Edson Silva, secretário de Planejamento e das principais áreas, como Previvag, Juarez Toledo Pizza, como Saúde, Diógenes Marcondes e de Educação, Silvio Fidélis, além da Procuradora Geral, Sadora Xavier, a prefeita apontou que o acompanhamento pari-passu da situação econômica de Várzea Grande assegura não apenas o pagamento dos salários do funcionalismo público como também a prestação de serviços de qualidade aos cidadãos.

“O servidor e a servidora são essenciais para que o Poder Público coloque em prática as políticas de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança, social e obras, disse a prefeita assinalando que ao garantir o respeito ao calendário de pagamento dos salários manifesta toda a gratidão e respeito que sua gestão tem para como o funcionalismo público municipal.

A prefeita lembrou ainda que outras vantagens estão sendo paulatinamente atendidas por seu governo, como no caso dos enquadramentos e dos reenquadramentos. “Quando chegamos aqui em 2015, eram mais de 3,5 mil enquadramentos e reenquadramentos atrasados e um volume de recursos maior que várias folhas de pagamento, então passamos a implementar uma série de medidas que já permitiram que mais de 1,5 mil destas situações fossem resolvidas e não vamos parar por aí. Queremos o quanto antes assegurar o direito de todos os benefícios”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Ela lembrou que no dia-a-dia da gestão pública uma série de medidas devem ser adotadas diante da dinâmica exigida pela função e pontuou que somente neste ano foram concedidos 20% de reajuste acima da inflação nos salários dos servidores públicos de nível superior e 15% para os de nível médio.

“Além de aumento real nos salários salário, enquadramento e reenquadramento, realizamos o maior concurso público recente de Várzea Grande e aos poucos, ou seja, paulatinamente e respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, estamos cumprindo com nosso obrigação enquanto gestora pública e cobrando dos servidores que nos ajudem a fazer uma Várzea Grande melhor para todos viverem, pois assim como eles, eu também sou servidora, temporária, mas também sou. Então a população é o patrão e devemos zelar por aquilo que é público e gastar apenas o que nos é permitido”, disse Lucimar Sacre de Campos.

O secretário de Administração, Pablo Augusto Pereira, que acumula a Secretaria de Governo, acentuou que o equilíbrio das finanças públicas de Várzea Grande é exemplar e demonstra a seriedade com que a coisa pública é tratada em Várzea Grande.

“A determinação número um da prefeita é zelar pela coisa pública, tratar com respeito todos os cidadãos e cumprir com as obrigações com o funcionalismo público, por isso, tudo que estiver respaldado pela legislação será cumprido. É óbvio e claro que essas demandas precisam ser planejadas para serem executadas e para não se correr o risco desnecessários”, disse Pablo Pereira.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana