conecte-se conosco



Cuiabá

Avaliação para candidatos a gestores escolares será aplicada neste fim de semana

Publicado

em

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT
A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realiza neste fim de semana as provas de avaliação de conhecimentos para os 402 candidatos a diretores, coordenadores e secretários de unidades escolares. O ato é previsto na Lei de Gestão Democrática, instituída na rede pública municipal há mais de 30 anos e atualizada em 2016. Esta é a maior eleição de gestores escolares da história da Educação do Município, com a disputa de vagas em 153 das 163 unidades.

De acordo com informações da comissão eleitoral, 185 candidatos estão disputando as vagas para diretores; 144 para coordenadores pedagógicos; 73 para as vagas de secretários escolares. As provas terão inicio às 8h e terminam às 12h, em quatro locais diferentes e ainda um domiciliar. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro. Já a fase de recurso acontece no dia 19 e o resultado final será anunciado no dia 22.

Os candidatos a diretores farão as provas na Escola Estadual Nilo Póvoas. Já os concorrentes a coordenadores pedagógicos, na EMEB Maria Dipina Lobo Duarte, no Coxipó. Os que disputam as vagas de secretários de unidades escolares farão o exame na EMEB Agostinho Simplício, no bairro Poção. Três dos candidatos, por razões especiais (religião e saúde), farão as provas na sede da SME e em domicilio.

As regras da avalição seguem as mesmas de um concurso público, processo seletivo ou ENEM. Ou seja, é necessário manter celular desligado durante a aplicação da prova e cumprir os horários de entrada e saída, chegando com no mínimo 15 minutos de antecedência. O candidato que terminar primeiro poderá deixar a sala após 45 minutos do início do teste, a fim de garantir o bom andamento e a lisura do processo. Além disso, o processo de lacre do pacote de avalição, ao final da aplicação, não poderá ter menos que dois candidatos na participação.

O processo de eleição de novos gestores cumpre várias etapas eliminatórias, a partir da inscrição dos candidatos. Somados a entrega de documentos, Ciclo de Formação e avaliação de conhecimentos, existem critérios definidos na Lei de Gestão Democrática. “Não é a comissão quem define a condição de cada candidato postulante ao cargo, mas sim a lei, que traz as normas e os critérios para a eleição, entre eles, o da ficha limpa”, explicou a presidente da Comissão Central de Eleição e coordenadora de Gestão e Legislação da SME, Feliciana Cunha Figueiredo.

A expectativa da Secretaria de Educação é de uma prova tranquila. “Nós aguardamos por uma boa prova e esperamos que os candidatos estejam preparados. A Educação em Cuiabá vive um momento muito significativo em relação à nova politica que, sem dúvida, é um dos marcos teóricos de referência para a prova”, avaliou Feliciana Cunha Figueiredo.

Os candidatos aprovados estarão aptos a participar da eleição, prevista para o dia 06 de dezembro. A posse dos eleitos será entre os dias 17 e 21 de dezembro. O processo eleitoral renova a gestão escolar nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Creches, Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), em um universo de mais de 52 mil alunos e outros milhares de servidores.

Calendário

09/11

Hora: 08 às 12 horas – Prova escrita de Conhecimentos para os candidatos a Diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário de Unidade Educacional.

– Para candidatos a reeleição de Diretores – Entrega do Relatório da Gestão, com o parecer do CDUE, para homologação pela DE/FUNED/SME (nos locais de prova).

11/11

Hora: 08 às 17 horas – Entrega da Proposta de Trabalho/Plano de Ação do Diretor, Coordenador Pedagógico à Comissão Central, acompanhado do cronograma da apresentação na comunidade da Unidade Educacional, aos profissionais da educação e CDUE.

Local: Espaço Lounge/SME

18/11 – Divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura – a partir das 16h

Hora: a partir das 17 horas

19/11 – Apresentação de Recurso ao resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Protocolo Central/SME.

Hora: 08 às 17h30.

22/11- Divulgação do resultado dos recursos acerca da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura

Hora: a partir das 17h

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Semob recapeará trecho da Avenida Fernando Correa; veja como ficará o trânsito

Publicado

em

O asfalto da Avenida Fernando Correa da Costa passará por recapeamento a partir desta terça-feira (12). A obra, realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), é fruto de adesão em ata de registro de preço e vai ser realizada por etapas, a fim de reduzir os impactos no trânsito.

A Pasta contemplará o trecho entre o viaduto no trevo do bairro Parque Cuiabá, que dá acesso à rodovia MT 040 (Palmiro Paes de Barros) e o início da Ponte do Rio Coxipó. O primeiro bloqueio, de cerca de 300 metros, será feito amanhã (12) e os próximos serão anunciados conforme o desenvolvimento do trabalho.

De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes Urbano (FMTU). “Por meio da arrecadação garantimos a capacitação dos servidores e a execução de políticas e obras voltadas ao setor, como esta, de pavimentação.”

O prefeito Emanuel Pinheiro destaca que além desta há uma série de obras e intervenções realizadas pela cidade. “Além de melhorarmos o caminho para quem mora na região Sul, estamos valorizando uma das nossas principais avenidas. São esforços para o bem coletivo, por isso contamos com a compreensão dos condutores, para uma Cuiabá melhor de se viver.”

A coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins, explica que, durante esta fase será feita uma faixa reversiva, assim, os motoristas passarão a dividir uma faixa de rolamento, tanto no destino Centro-bairro, quanto ao contrário. Ou seja, a via terá duplo sentido de circulação durante a execução da obra.

Para facilitar o tráfego, um canteiro central foi aberto na região, possibilitando o desvio para a faixa de rolamento contrária. “Nesse trecho, de cerca de 300m, o condutor vai transitar como se estivesse em pista simples, em ambos os sentidos. Assim conseguiremos dar celeridade ao serviço, executado do outro lado da pista.”

Antenor recomenda ainda que os motoristas estejam atentos aos pontos de interdição, redobrando os cuidados. “Além de cavaletes e sinalização, durante as obras nossos agentes estarão no local para garantir o ordenamento do trânsito. Mesmo assim, os motoristas devem buscar rotas alternativas, evitando congestionamentos.”

Por André Santana

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana