conecte-se conosco


Esportes

Atletas de Cuiabá garantem vaga em etapa nacional dos Jogos da Juventude

Publicado

em

Atletas de Cuiabá fizeram bonito durante os Jogos da Juventude e garantiram classificação para a etapa nacional do campeonato, que acontece em Manaus-AM este mês. O primeiro troféu foi garantido pelo time feminino de voleibol, categoria A, do Centro Educacional Maria Auxiliadora, que trouxe a vitória de Barra do Garças (580 km de Cuiabá).  Elas foram seguidas pela equipe masculina de futsal, categoria B, do colégio Isaac Newton, que competiram em Nova Xavantina (660km de Cuiabá).

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo, explica que o transporte foi garantido por meio de recursos da Prefeitura de Cuiabá. “Esta não é a única ação que desenvolvemos para fomentar o esporte. É uma área que tem recebido atenção do prefeito, Emanuel Pinheiro, porque além dele, toda a gestão também acredita que é uma forma de modificar realidades”, diz.

É o que reforça o gerente esportivo da Pasta, Valdecir Amaral. Formado em Educação Física, ele atua na área há mais de 30 anos e reforça que a importância das competições vai além dos benefícios da atividade física. “É daí que despontam muitos atletas para importantes clubes do país. É uma oportunidade que as crianças e adolescentes têm de terem seus talentos revelados.”

Os Jogos da Juventude são a maior competição estudantil de Mato Grosso e contam com 13 etapas regionais e estaduais. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), em parceria com os municípios.

De acordo com Valdecir, a última edição mobilizou cerca de 10 mil alunos das redes municipal, estadual e particular. Conhecido como “Professor Macgayver”, ele atuou como chefe de delegação, acompanhando os jovens durante todo o percurso e estadia por outras cidades. “É muita responsabilidade lidar com tantos adolescente, mas no final é recompensador ver o desenvolvimento de cada um.”

Este ano participaram das etapas estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Enquanto na categoria B atuam os adolescentes de 12 a 14 anos (2004, 2005 e 2006), a categoria A agrupa jovens com idades entre 15 e 17 anos (2001, 2002 e 2003).

 

Confira as classificações dos demais competires que subiram ao pódio por Cuiabá:

VOLEIBOL

CATEGORIA A MASCULINO – 2º LUGAR COLÉGIO ISACC NEWTON

CATEGORIA B FEMININO – 2º LUGAR E.E PASCOAL MOREIRA CABRAL

CATEGORIA A MASCULINO – 3º LUGAR E.E PASCOAL MOREIRA CABRAL

BASQUETEBOL

CATEGORIA B FEMININO – 3º LUGAR – COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS

CATEGORIA B MASCULINO – 2º LUGAR – COLÉGIO ISACC NEWTON

CATEGORIA A MASCULINO – 3º LUGAR – COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES

Comentar Matéria

 

POR ; ANDRÉ GARCIA SANTANA

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Copa América tem hoje Paraguai e Catar no Maracanã

Publicado

em

O Estádio do Maracanã será palco neste domingo (16), às 16h, da partida entre o Paraguai e o Catar, válida pela Copa América. Devido ao jogo, a Polícia Militar (PM) vai reforçar o policiamento no entorno e dentro do estádio em 600 homens. Em dias de jogos normais, a PM conta com 2,5 mil homens na segurança do estádio.

Paraguai

A equipe paraguaia venceu duas vezes a Copa América, em 1953 e 1979. Esses dois títulos, junto com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, são as maiores conquistas da seleção guarani.

O Paraguai também chegou às semifinais em duas das três últimas edições da Copa América (final em 2011 e semifinais em 2015), embora tenha vencido apenas uma das 15 partidas disputadas nessas edições (9 empates e 5 derrotas): 1 a 0 contra a Jamaica, em 2015.

Catar

O adversário do Paraguai é o Catar, que é a nova campeã da recente Copa da Ásia. A Seleção Nacional do Catar participa da Copa América 2019 como convidada. Esta é sua estreia no torneio sul-americano.

A equipe do Catar é a nona seleção fora da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) a disputar o evento (México, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Panamá, Japão, Jamaica e Haiti já participaram) e será a segunda equipe asiática na Copa América. O Japão já havia participado em 1999 e também está presente este ano.

Outra partida

Às 19h, Uruguai e Equador se enfrentam no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O Uruguai conta com Luis Suárez, um dos bons atacantes da atualidade. A Seleção Nacional do Uruguai é a maior campeã da Copa América: com 15 títulos. A celeste, como é conhecida, foi a primeira vencedora do torneio, em 1916, e sua última conquista do título foi em 2011, na competição disputada na Argentina, derrotando o Paraguai por 3 a 0.

A equipe do Equador aposta no atacante Enner Valencia para garantir a vitória. Com o comando do técnico colombiano Hernán Darío Gómez, buscará seu primeiro título da Copa América no Brasil, torneio em que teve sua melhor participação na edição de 1993, terminando em quarto lugar na competição.

Junto com a Venezuela, o Equador é o único time que não venceu a competição.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana