conecte-se conosco


Eventos

Artistas plásticos representarão MT em Paris

Publicado

em

Por Hugo Fernandes
Da Assessoria

Entre os dias 02 e 26 de outubro, a cultura mato-grossense irá invadir a capital da modernidade Paris. É quando quatro artistas plásticos renomados do Estado – Sebastião Mendes, Ozires de Paula, Zé Ilton de Matos e Valquez Pimenta – irão expor seus trabalhos no Centro de Cultura Maurice Ravel. Com linguagens modernistas, eles integrarão uma comitiva de 12 artistas brasileiros que estão preparando uma série de obras à exposição ‘Doze Discípulos’.

Com curadoria de Edna Abreu que reside há anos na Europa, a exposição busca a apresentar as fontes que inspiram as linguagens de 12 artistas plásticos brasileiros. Partindo dessa premissa, Sebastião Mendes tem como linguagem o expressionismo, que influenciou e impulsionou o movimento modernista no Brasil. Já Zé Ilton se vale do surrealismo, enquanto Valquez escolheu a naif e Ozires a pop art.

Comentários Facebook

Eventos

Rondonopolitano lança terceiro livro nesta sexta-feira no Casario

Publicado

em

Manifesto da Manifesta é o terceiro livro do jovem escritor rondonopolitano e acadêmico de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso, Caio Augusto Ribeiro que será lançado na noite desta sexta-feira (16) no Casario de Rondonópolis.

No lançamento haverá projeção do filme Chiclete Imaginário do Cineasta Luiz Marchetti, performance teatral e declamação de poesia. Mais cedo, às 15 horas haverá uma oficina de poesia para 15 inscritos com idade superior à de 16 anos.

A obra traz poesia com contornos de um lirismo político que leva a existência e suas manifestações a um limite em que linguagem e estrutura se tornam um desafio para o poeta.

Caio tem 22 anos e outros dois livros lançados, Porão da Alma (2015) e Colecionador de Tempestades (2017), mas não se limita apenas ao escrito, sendo assim dirigiu o vídeo-arte Réquiem Para Flores (2017). Trabalha com teatro há quase dez anos e atualmente flerta com a performance.

“É um livro bem diferente do anterior porque nesse eu realmente me preocupei com o estudo de um conceito, estudando a construção de um manifesto enquanto passeava pelos principais manifestos do nosso tempo”, explica o artista.

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana