conecte-se conosco



Esportes

Cidades-sedes dos Jogos Escolares 2020 serão debatidas em encontro de gestores

Publicado

em

Nos dias 05 e 06 de dezembro, o 1º Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso vai proporcionar o compartilhamento de experiências e propostas entre os municípios do Estado. O evento busca fomentar as práticas esportivas e de lazer e discutirá ações, como o plano estadual do setor e a definição de cidades-sedes para os Jogos Escolares 2020.

Para a elaboração do Plano Estadual de Esporte e Lazer que será apresentado no evento, a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu consulta pública para receber contribuições e sugestões. O Plano e o formulário estão disponíveis na plataforma de participação social: colab.esportes.mt.gov.br.

Já na definição de sedes dos Jogos Escolares, a Secel faz um chamamento para que os municípios avaliem a possibilidade e interesse antes do Encontro de Gestores.

“Durante o Encontro vamos explicar melhor sobre o regulamento e caderno de encargos dos Jogos Escolares. Mas é muito importante que os municípios interessados em sediar a competição se manifestem antecipadamente ou no decorrer da reunião. Ali poderemos resolver, junto com os demais gestores municipais, dúvidas e sugestões que aparecerem”, explica o superintendente de desporto escolar da Secel, Marcelo Sérgio da Cruz.

A edição 2020 dos Jogos Escolares será realizada em 10 municípios na fase regional, e em mais três outros, nas etapas estaduais, com programação que vai de maio a setembro. Maior evento esportivo escolar do Estado, a competição fomenta a prática de esportes nas escolas e possibilita o intercâmbio sociocultural entre alunos atletas do Estado.

A manifestação de interesse em sediar uma das etapas da competição escolar deve ser feita pelo município por ofício assinado pelo prefeito até o dia 15 de dezembro. Para agilizar o processo, o ofício deve ser enviado também ao e-mail desportoescolar@secel.mt.gov.br ou apresentado diretamente no Encontro de Gestores Municipais de Esporte e Lazer.

“Como o próximo ano é eleitoral, precisamos celebrar os termos de cooperação entre o Estado e os municípios-sedes antes do período vedado pela lei. Por isso o ideal é conseguir definir tudo isso ainda na reunião de gestores”, esclarece Marcelo.

Com discussão de políticas públicas nas três manifestações do esporte (educacional, participativo e de rendimento), o Encontro de Gestores almeja ampliar a efetivação de políticas públicas de esporte e lazer em todos os municípios mato-grossenses. A programação conta ainda com apresentação das diretrizes e projetos na área da esporte e lazer do Estado, mesa redonda, debates e palestra com Marcelo Ferreira Miranda, presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Serviço

1º Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso

Data: 05 e 06 de dezembro de 2019

Local: auditório da Arena Pantanal, Cuiabá/MT

Programação

05 de dezembro
7h30: Credenciamento
8h: Abertura
8h30: Apresentação de diretrizes de esporte e lazer do Estado, com Allan Kardec
10h: Palestra “Ações implementadas a partir do plano estadual de esporte e lazer de Mato Grosso do Sul”, com Prof. Me. Marcelo Ferreira Miranda
Intervalo para almoço
14h: Apresentação do Plano Estadual de Esporte e Lazer
16h30: Mesa Redonda – Ações e perspectivas de Esporte e Lazer

06 de dezembro
8h: Balanço das ações de Desporto Escolar
9h: Jogos Escolares 2020 – calendário
10h15: Jogos Escolares 2020 – abertura para inscrição das cidades-sedes e Sistema online de inscrição de atletas
Intervalo para almoço
14h: Jogos Escolares 2020 – caderno de encargos
15h45: Jogos Escolares 2020 – regulamentos Geral e Específico
17h: Encerramento

 

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT)

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

FMF fecha a temporada de 2019 com 193 jogos realizados

Publicado

em

A Federação Matogrossense de Futebol encerrou a temporada de 2019 cumprindo a risca o cronograma de competições estipulado. Ao todo, foram sete campeonatos organizados pela FMF, com 193 jogos realizados no total.

Nas categorias profissionais, a Federação iniciou a temporada com o Campeonato Mato-grossense da 1ª divisão. Foram 59 jogos realizados, com todas as despesas de transporte, logística e alimentação dos clubes custeadas pela FMF.

O que não faltou no maior e mais importante evento futebolístico de Mato Grosso foram os gols. No total, foram 133 bolas na rede, uma média de 2,25 gols por partida. O Cuiabá ficou com o título.

Já o Mato-grossense da 2ª divisão foi disputado por cinco equipes, com um total de 16 jogos realizados e 37 gols marcados. O Nova Mutum e Poconé garantiram o acesso a 1ª divisão de 2020. O estreante Mutum, ficou com a taça.

No segundo semestre, foi a vez da Copa FMF. Sete clubes participaram da competição, sendo 34 jogos disputados, e 93 gols anotados. O Luverdense venceu o Cuiabá na final e ficou com título, e a vaga na Copa do Brasil 2020.

A FMF também organizou três campeonatos de categorias de base. Foram realizados o Mato-grossense Sub-15, Sub-17 e Sub-19; envolvendo cerca de 650 atletas com idades de categorias formadoras, sendo, 70 jogos realizados pela base neste ano.

Fechando o calendário de competições organizados pela FMF, foi realizado também, o Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino com quatro equipes participantes, e um total de 14 jogos disputados. O Operário F.C LTDA se sagrou bicampeão da categoria em 2019, e será o representante de Mato Grosso no Brasileiro Feminino A2,

Mato-grossense – 1ª divisão: Cuiabá E.C

Mato-grossense – 2 ª divisão: Nova Mutum E.C

Mato-grossense Sub-15: Cuiabá E.C

Mato-grossense Sub-17: C.E Dom Bosco

Mato-grossense Sub-19: União E.C

Mato-grossense Feminino: Operário F.C LTDA

Copa FMF: Luverdense E.C

Pelas competições realizadas pela CBF, os filiados da FMF disputaram exatos 93 jogos entre Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D. Cuiabá, Luverdense, Mixto, União e Sinop foram os representantes do Mato Grosso nas competições nacionais.

Higor Vinicius Ramos

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana