conecte-se conosco


Interior

Sesc Poconé abre mais de 600 vagas para diversas atividades

Publicado

em

Mais de 600 vagas estão abertas, a partir desta segunda-feira (11/02), para diversas atividades, oferecidas no Sesc Poconé. As matrículas para iniciação esportiva, Futsal, Futebol Society, Judô/Jiu Jitsu, Muay Thai e defesa pessoal podem ser feitas das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Ao todo são 100 vagas para natação, disponíveis até o dia 19/02, 140 para hidroginástica até o dia 21/02,120 para iniciação esportiva e 270 para modalidades esportivas, até o dia 23/02. As mensalidades são gratuitas para os inscritos no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), destinado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Para os que possuem o Cartão Sesc (trabalhadores do comércio e dependentes) as atividades custam R$ 15 mensais cada, enquanto para o público geral o valor é de R$ 30.

Esporte para os pequenos

Com o principal objetivo de despertar no aluno o interesse pela prática esportiva, de modo que ela seja um hábito para toda a vida, a Iniciação Esportiva é destinada a crianças de 3 a 10 anos. Na atividade, o pequeno passa por um processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento motor de acordo com sua idade, por meio de jogos e brincadeiras, sem a preocupação excessiva com a aprendizagem de técnicas específicas de uma única modalidade esportiva.

“A prática de atividades físicas, em todas as idades, proporciona qualidade de vida, interatividade e domínio corporal. Por isso, o Sesc Poconé incentiva essas ações com gratuidade e valores diferenciados para quem possui o Cartão Sesc”, explica o subgerente do Sesc Poconé, Paulo Sérgio Vicente

Documentos necessários

Para efetivar a matrículas é preciso apresentar a cópia dos documentos pessoais do responsável e da criança. Para os participantes do PCG, é necessário levar também o comprovante de endereço e de renda.

Aos interessados em se inscrever no PCG é preciso apresentar os documentos originais e entregar as seguintes cópias: RG ou certidão de nascimento do candidato e RG do responsável em caso de menor, o CPF a partir de oito anos de idade (menor de oito anos que não possuir CPF vale o do responsável legal) e comprovante de endereço (com emissão inferior a 60 dias).

O Sesc Poconé está localizado na Avenida Generoso Ponce, s/nº, Centro, na entrada da Rodovia Transpantaneira

Redação

Interior

Telemetria é implantada em 44 autoescolas de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

em

O sistema de telemetria já está em funcionamento em 44 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Cuiabá e Várzea Grande. A quantidade representa 68% das autoescolas credenciadas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os outros 21 CFCs que não implantaram o sistema dentro do prazo estipulado na portaria 448/2019, que terminou nesta sexta-feira (23.08), estão impedidos de ministrar aulas práticas nas categorias B, C, D e E até a regularização das aulas dentro do novo sistema.

A telemetria permite o monitoramento das aulas práticas de direção veicular utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.

O diretor e gerente de uma autoescola com unidade em Cuiabá e Várzea Grande, Edmundo Martins da Silva, contou como está sendo a experiência com o novo sistema, em funcionamento há 26 dias nas duas unidades da autoescola.

“A implantação da telemetria é a concretização de um desejo de muitos anos da autoescola, pois proporciona maior dinamismo, segurança e transparência em relação às aulas ofertadas pelo Centro de Formação, tanto para os alunos quanto para a autoescola e para o Detran”, relatou.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, até a implantação da telemetria, o controle de aula nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) era realizado de forma manual, através de uma ficha em papel cartão na qual eram marcados os campos de data, número da aula e assinado pelo instrutor e aluno; além do lançamento das aulas, também de forma manual, no sistema do Detran. Com o novo sistema, as aulas são informadas de maneira automática.

“Com a implantação da telemetria o Detran-MT dá um salto na segurança e transparência dos processos de habilitação no tocante às aulas práticas, evitando fraudes no processo de formação de condutores”, ressaltou o diretor.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, a telemetria também está em implantação nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Os municípios que já implantaram a telemetria são os que possuem coleta biométrica nas unidades do Detran. No último dia 19 de agosto começou a segunda fase da implantação, que abrange os demais municípios do Estado que ainda não possuem a coleta biométrica.

O sistema de telemetria foi desenvolvido pelo Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), e é executado por empresas credenciadas pelo Detran-MT, contratadas pelas autoescolas.

A meta é que até outubro deste ano todas os Centros de Formação de Condutores (CFCs) em Mato Grosso estejam utilizando o sistema.

Telemetria

Antes de começar a aula prática, o sistema faz o reconhecimento do aluno-condutor a partir de biometria digital ou facial. Na sequência, o próprio sistema apresenta os dados do condutor e do veículo utilizado, registra o desempenho do condutor durante o percurso e gera um relatório da aula.

O relatório contém a duração da aula, a distância e o caminho percorrido, a velocidade do veículo, além das faltas e infrações cometidas e os locais onde elas ocorreram durante o percurso.

Todos esses dados, inclusive com imagens registradas durante as aulas, são encaminhados pela MTI ao sistema do Detran-MT que, assim como as autoescolas, terá o histórico das aulas realizadas e do conteúdo programático ofertado.

 

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana