conecte-se conosco



Galeria de Fotos

1ª dama vai às ruas distribuir cobertor e oferecer serviços sociais

Publicado

em

A primeira-dama Márcia Pinheiro, em conjunto com os profissionais da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, foram às ruas na última segunda-feira (22.07) à noite, visitar pontos de aglomeração de moradores em situação de rua, como o Beco do Candeeiro e Praça do Porto, para oferecer cobertores da campanha Aquece Cuiabá.

O intuito foi antecipar as entregas em virtude da frente fria prevista para esta quinta-feira (25.07) com mínimas estimadas em até 14ºC. O direcionamento de cobertores à população de rua é feita em todas as frentes frias, devido as suas condições de vida que inviabiliza o armazenamento e o zelo do cobertor, tornando-o praticamente descartável.

“São pessoas com alto grau de vulnerabilidade que dormem na rua, ao ar livre, muitas vezes sem nenhuma proteção. Sempre quando vem o frio, nos unimos com os voluntários para entrega não só do cobertor, mas um carinho, um abraço para com essas pessoas que precisam de encaminhamentos e atenção não só do Poder Público”, disse a primeira-dama.

Os profissionais técnicos em Abordagem Social vão junto com a equipe de voluntários da campanha para oferecer os serviços sociais disponibilizados pela prefeitura, conforme elenca a secretária Adjunta de Assistência Social Helen Ferreira.

“Durante a entrega dos cobertores, a equipe de abordagem social dos nossos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz também o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade, acolhimento dessas pessoas. A entrega dos cobertores é mais uma oportunidade para que, com escuta qualificada, conversa, possibilite a essas pessoas, a inserção aos serviços que são oferecidos pela proteção social especial através dos Creas, ou seja, o acolhimento institucional, por meio de uma das nossas três unidades de albergue”, explicou.

De acordo com Hellen Ferreira, quando a população em situação de rua aceita ir para o albergue, tem uma gama de serviços que são ofertados, como o pernoite, local de descanso, banho, alimentação, além do atendimento pelos assistentes sociais.

“No albergue, o assistente social vai fazer toda a parte de acesso à documentação pessoal, encaminhamento para o mercado de trabalho, acesso aos cursos de qualificação profissional, reinserção familiar. Mesmo quando a pessoa não aceita ir para uma unidade de acolhimento, é falado para ele que existe esse serviço.

Ação Beneficente

Durante as entregas nos pontos de aglomeração, a equipe da campanha, coincidentemente, se encontrou com outro grupo de voluntários, que prestam serviço de alimentação e entrega de marmitas para à população em situação de rua.

“Pra mim e para toda a equipe que me rodeia é bastante importante essas ações. A gente não faz nada sozinho, é fundamental ter alguém para nos ajudar e somar. Não é somente chegar e entregar a marmita ou o cobertor. É dar uma atenção e um carinho”, destacou Maria Gomes da Silva que lidera o projeto Sopão da Paz da Igreja Batista da Paz.

Fases

A entrega aos moradores em situação de rua é uma das três fases da campanha e destina em torno de 200 a 300 cobertores nessa ação. As outras duas fases da campanha atendem a Casa de Conselhos, composta pelos oito conselhos municipais, ligada a mais de 120 entidades sociais. Nessa ação são entregues em torno de 7 a 8 mil cobertores.

Outra fase da campanha é basicamente contínua, após o encerramento das doações, com os atendimentos de comunidades carente solicitados ao Núcleo de Apoio à Primeira-dama e também a pasta de Assistência Social.

Na última semana, quase 2 mil cobertores foram entregues às comunidades do Jardim Vitória, Assentamento Colina verde, Manduri, Tijucal, Getúlio Vargas, Jardim Presidente 1, Novo Millennium, Três Lagoas, Itamary e entre outros.

A campanha Aquece Cuiabá não utiliza nenhum recurso público para a aquisição de cobertores e as doações nessa edição proporcionaram arrecadação de 21.600 cobertores, consolidando a ação como a maior campanha de inverno de todo o Centro-Oeste.

Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Galeria de Fotos

Espaço Natal Feliz em Várzea Grande

Publicado

em

Continue lendo

Artigos

Polícia

Política MT

Várzea Grande

Cuiabá

Mais Lidas da Semana